Internacional Titulo
Guarda Costeira dos EUA intercepta seis imigrantes no mar
Do Diário OnLine
15/05/2003 | 17:50
Compartilhar notícia


A Guarda Costeira dos Estados Unidos interceptou nesta quinta-feira seis homens que tentavam chegar à Flórida num pequeno barco de pesca. Dois dos imigrantes ilegais resistiram por mais de uma hora dentro da água. Mas todos foram capturados e serão repatriados ao países de origem – a nacionalidade deles não é conhecida, mas acredita-se que todos sejam cubanos.

O incidente ocorreu na costa da Flórida. A Guarda Costeira foi acionada pela manhã por meio de um telefonema anônimo e chegou a tempo de interceptar o barco ainda em alto-mar.

Quando os oficiais se aproximaram, cinco imigrantes se jogaram ao mar. O único que permaneceu no pequeno barco de pesca se entregou imediatamente. Três ficaram poucos minutos na água e subiram ao bote da Guarda Costeira sem grande resistência.

Os dois remanescentes ficaram boiando por mais de uma hora e diziam que preferiam morrer em alto-mar a subir no bote da Guarda Costeira. Oficias envolvidos na operação contaram que os últimos usaram "linguagem salgada" durante as negociações para a rendição.

Pela lei americana, os ilegais que conseguem pisar em solo dos Estados Unidos ganham direito à naturalização. Mas aqueles que são capturados tentando são mandados de volta aos respectivos países de origem. Na semana passada, três balseiros cubanos que estavam cercados em alto-mar conseguiram driblar o bote da Guarda Costeira em circunstâncias ainda desconhecidas e chegaram à Flórida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;