Esportes Titulo
São Caetano está fora da Copa do Brasil
Marcelo Camargo
Do Diário do Grande ABC
05/12/2003 | 00:07
Compartilhar notícia


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta à noite a tabela da Copa do Brasil de 2004 e confirmou a ausência do São Caetano na competição. Com isso, se o Azulão não conseguir a vaga na Copa Libertadores da América nas duas últimas rodadas do Brasileirão, só disputará o Campeonato Paulista e o início do Nacional no primeiro semestre do ano que vem.

Os critérios adotados pela CBF são, no mínimo, confusos. Os dez melhores clubes que não se classificaram para a Libertadores, segundo o ranking da entidade, tiveram vagas asseguradas antecipadamente. Entre eles Corinthians e Palmeiras (Santos e São Paulo disputam a competição continental).

Além dessas vagas, o Estado de São Paulo teve direito a mais três. Uma será preenchida pelo vencedor da Copa Estado, Ituano ou Santo André. Pelo regulamento, os outros dois times são os com melhor classificação no Paulista deste ano. Portuguesa Santista e União Agrícola Barbarense são as equipes.

Aí que aparece a confusão. A Portuguesa Santista chegou à semifinal, mas o União Agrícola Barbarense foi eliminado na mesma etapa do Azulão, a segunda fase. Na primeira fase, o São Caetano fez uma campanha impecável, com 18 pontos em seis jogos, ou seis vitórias. O clube de Santa Bárbara d‘Oeste obteve 13 pontos na mesma etapa do Paulista.

Na fase seguinte, o Palmeiras eliminou o Azulão em jogo único (2 a 0), e o Corinthians derrotou o Barbarense por 2 a 1. O que não ficou claro é se vale a soma dos pontos nas duas fases do Paulista – no caso, 18 do Azulão e 13 do Barbarense – ou apenas o resultado da segunda fase. Nesta última hipótese, o Barbarense ficaria com a vaga pelo melhor saldo de gols (-1 contra -2 do São Caetano).

A diretoria do São Caetano e o Departamento Técnico da CBF foram procurados pela reportagem, mas não foram encontrados para esclarecer os critérios.

Calendário – Os paulistas estréiam fora de casa. No dia 4 de fevereiro, em João Pessoa, o Corinthians encara o Botafogo-PB. Em Belém do Pará, o Palmeiras vai pegar a Tuna Luso. Guarani, Portuguesa Santista e Barbarense entram na disputa só no dia 18 contra, respectivamente, o Cacoalense-RO, 15 de Novembro-RS e Sene-MS. No mesmo dia, em Goiás, Santo André ou Ituano x Novo Horizonte (GO).

As finais da Copa do Brasil estão previstas para os dias 16 e 23 de junho. Vão se enfrentar 64 equipes no critério mata-mata, até que sejam conhecidos os dois finalistas. Na primeira e segunda fases, o visitante que obter uma vitória no primeiro confronto (diferença de dois ou mais gols) avança à próxima etapa, sem a necessidade do segundo jogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;