Nacional Titulo
Polícia de SP recupera livro raro roubado do Museu Nacional
Do Diário OnLine
15/05/2004 | 17:15
Compartilhar notícia


A polícia de São Paulo recuperou neste sábado um livro raro que foi roubado do Museu Nacional do Rio de Janeiro e prendeu o estudante de biblioteconomia Alécio Rodrigues de Oliveira, que pretendia vender o exemplar numa feira de antigüidades do Bixiga (região central da capital). A prisão pode abrir caminho para desmantelar uma quadrilha especializada em roubar raridades de bibliotecas e acervos de todo o país.

O livro apreendido é 'Medicina Brasiliensi', escrito em 1648 pelo holandês Piso Willem. A obra é avaliada entre R$ 50 mil e R$ 70 mil. Além dela, os policiais encontraram outros 16 livros desaparecidos de outros museus, 77 fotos históricas do Rio de Janeiro e um documento assinado por Dom Pedro II.

O diretor do Museu Nacional do Rio, Sérgio Alex de Azevedo, viajou a São Paulo neste sábado para acompanhar o trabalho da polícia e conversar com a secretária de Cultura, Cláudia Costin. Outros 13 livros inteiros e páginas de outros 12 do acervo do Museu Nacional do Rio ainda estão desaparecidos.

A polícia de São Paulo afirma que os livros foram roubados no Rio por uma quadrilha de estudantes universitários de biblioteconomia. Outros três supostos membros do bando já teriam sido identificados.

Alécio Rodrigues já foi detido por causa do furto de partes de um livro num museu de São Paulo. Por enquanto, ele está sendo acusado de receptação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;