Cultura & Lazer Titulo
Austrália é referência para festival cultural
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
28/04/2002 | 18:29
Compartilhar notícia


A Austrália é o tema do 6º Cultura Inglesa Festival, evento que, por 21 dias (de 7 a 28 de maio), exibirá o trabalho de 166 artistas provenientes daquele país. Espalhadas por oito cidades paulistas – incluindo Santo André –, as linguagens do teatro, artes plásticas, música, circo e do vídeo juntam-se a palestras, workshop e eventos gastronômicos e etílicos. Com as 26 atrações programadas pretende-se formar um painel cultural da Austrália contemporânea.

Ao contrário dos anos anteriores, desta vez a curadoria do evento optou por concentrar-se em apenas um país de língua inglesa. “Nossa intenção é mostrar que a cultura de língua inglesa é universal”, afirma Richard Stevens, responsável pela curadoria do festival ao lado de Laerte Mello. Por que, então, a Austrália? Uma questão de marketing institucional da escola de línguas. “Há muitos jovens interessados nas coisas da Austrália”, diz Stevens.

Mas também existe outra razão. “Há semelhanças entre o Brasil e a Austrália. São países enormes e ricos, colonizados por europeus”, afirma Stevens. O curador faz, ainda, um paralelo entre os povos que portugueses e britânicos encontraram no Brasil e na Austrália, os índios e os aborígenes. Além disso, diz Stevens, os costumes e o clima são parecidos: “Praia, churrasco e população acolhedora”.

A comparação não pára por aí. “São povos não muito formais, que gostam de encontros em grupos e cerveja gelada. São dois países jovens, no bom sentido”, afirma Stevens. O curador cita a miscigenação como uma característica comum: “Há hoje na Austrália muitas pessoas de ascendências grega e oriental. A população australiana também é misturada”.

Stevens e Mello estiveram na Austrália a fim de definir a programação do festival. De acordo com Stevens, três critérios motivaram a seleção das atrações: o gosto médio do brasileiro, a integração cultural entre as culturas aborígene e branca e a qualidade dos trabalhos.

Há duas atrações com entrada franca previstas para Santo André: a exposição Além do Mar, da artista plástica Simone Lopes, e a peça Redemption, com The Effie Crump Theatre. Nascida em São Caetano, Simone estudou design de interiores e publicidade nos Estados Unidos. A referência da exposição é a atmosfera californiana. Redemption é um texto de Joanna Murrey-Smith, a mesma autora de Honra, que teve Regina Duarte no elenco brasileiro e Meryl Streep na Broadway.

Cultura Inglesa Festival – Evento multidisciplinar. Além do Mar – Exposição individual de Simone Lopes. De 8 a 28 de maio. Segundas a sextas, das 9h às 20h, e sábados, das 8h às 11h. Redemption – Teatro. Com The Effie Crump Theatre. Dia 23 de maio, às 20h10. No Espaço Cultura Inglesa – r. das Esmeraldas, 140, Santo André. Tel.: 4990-4755. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;