Cultura & Lazer Titulo
Europa pede a Belgrado que ceda às condiçoes da Otan
Do Diário do Grande ABC
15/05/1999 | 12:59
Compartilhar notícia


Nove presidentes da Europa Central e Oriental reunidos em Lviv (Oeste da Ucrânia) pediram neste sábado a Belgrado que ceda ante as condiçoes da Otan e do G-8 para acabar com a guerra na Iugoslávia, enfatizando deste modo o isolamento de Belgrado na regiao.

``Pedimos ao governo de Belgrado que aceite as condiçoes exigidas pela comunidade internacional e estipuladas pelo G-8 (os sete países mais industrializados e a Rússia) como condiçao prévia para uma soluçao negociada em Kosovo', indicaram os chefes de Estado em um comunicado comum, ao concluir sua sexta reuniao de cúpula.

A Otan está disposta a cessar os bombardeios se Belgrado cumprir com certas exigências, entre elas a retirada das tropas sérvias de Kosovo e o regresso dos refugiados sob a vigilância de uma presença internacional.

Esta cúpula, consagrada a Kosovo e à ampliaçao da Uniao Européia, teve início nesta sexta-feira reunindo o chefe de Estado da Ucrânia, Leonid kuchma, e os presidentes alemao Roman Herzog, austríaco Thomas Klestil, polonês Alexander Kwasniewski, tcheco Vaclav Havel, húngaro Arpad Goencz, romeno Emil Constantinescu, esloveno Milan Kucan e búlgaro Petar Stoianov. Os nove presidentes condenaram severamente a limpeza étnica em Kosovo e insistiram no papel decisivo que deve ter o Conselho de Segurança das Naçoes Unidas em qualquer acordo negociado. Também recordaram que o custo da guerra na Iugoslavia é de 1,2 milhao de dólares diários.

Os presidentes de sete países do ex-bloco soviético defenderam ante a Alemanha - na presidência da Uniao Européia (UE) até julho - e a Austria - membro da troika européia, junto a Alemanha e Gra-Bretanha - por uma aceleraçao de sua integraçao na UE.

Os trágicos acontecimentos nos Bálcas demonstram que a consolidaçao da cooperaçao entre os países da Europa é vital, afirmou o chefe de Estado romeno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;