Internacional Titulo
Cresce número de portadores do HIV mortos no México
Por Da AFP
15/05/2004 | 15:36
Compartilhar notícia


Os registros de morte de portadores do vírus HIV estão aumentando no México, segundo informação da Câmara dos Deputados do país. "Segundo estatísticas, a Aids ocupou o 16º lugar nas causas de morte no país em 2002, enquanto em 2001 ela era a 17ª causa de morte", diz um comunicado da Câmara.

A Comissão Nacional da Aids informou que entre 1983 e 2002, foram registrados 68.145 casos de portadores do vírus HIV. Em conseqüência, "os deputados aprovaram modificações da Lei Geral de Saúde, para que o ministério da Saúde promova proteção jurídica e políticas públicas para evitar qualquer tipo de discriminação" aos infectados.

Também foi determinado que os exames de detecção sejam feitos de maneira individual e voluntária, segundo o comunicado. "A faixa de idade com o maior número de mortes por esta doença, que afeta em maioria os homens, é a de 25 a 44 anos", informou o comunicado.

Números emitidos por organizações civis apontam que apenas 25% dos doentes de Aids recebem atendimento médico no país. Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) denunciou o fato de que menos de 7% das seis milhões de pessoas afetadas pela doença no mundo recebem apoio médico e social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;