Memória Titulo
Uma proposta à Fundação Pró-Memória

Um dia, ainda, a Fundação Pró-Memória de São Caetano publicará um livro com as lembranças em forma de artigos, fotos e crônicas de Hermano Pini Filho

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Um dia, ainda, a Fundação Pró-Memória de São Caetano publicará um livro com as lembranças em forma de artigos, fotos e crônicas de Hermano Pini Filho, seu filho querido que fez (e faz) história em vários campos, do industrial (leia-se Cerâmica São Caetano) ao jornalístico.

Hermano é um poço de informações, como tantos brasileiros. Com a vantagem de que sabe se expressar. Cativa pelo texto e pelas fotos - pois o Hermano também é um excelente repórter-fotográfico. Seguem suas mais recentes colaborações à Memória. 

Carta tirada em Santo André
Texto: Hermano Pini Filho 

No final dos anos 1950 um grupo de políticos do Grande ABC foi convidado para almoço com o governador Jânio Quadros, no Palácio dos Campos Elísios, então sede do governo paulista. O prefeito de São Caetano, que na época era Oswaldo Samuel Massei, convidou-me para ir àquele encontro, alertando que eu não deveria revelar minha qualidade de jornalista - seria um político, ligado ao prefeito.

Chegando aos Campos Elísios por volta das 10h, estranhei encontrar nos jardins do Palácio número relativamente grande de pessoas. Massei falara em poucos convidados para o almoço, e lá estava toda aquela gente. Logo ficou claro o que estava acontecendo: um automóvel DKW/Vemag, recém-lançado e tido como o primeiro carro de passeio montado no Brasil, até 1958, com regular índice de componentes fabricados aqui, atraía a atenção de quase todos os presentes.

O veículo naquela oportunidade ia ser apresentado ao governador que, na época, estava pronto para disputar a Presidência da República. Momento propício para a campanha, reforçando a divulgação do nome do candidato, se possível por todos os meios disponíveis. Não por outro motivo lá estava Primo Carbonari (1919 - 2006), com sua equipe filmando tudo para o seu cinejornal, pequeno registro cinematográfico apresentado nos cinemas, sempre antes do filme principal, o então obrigatório "complemento nacional". 

Não demorou e logo Jânio, saindo do Palácio pela porta principal, foi ver o carro de perto. Diretores da fábrica se apressaram a dar explicações sobre o produto, mostrando como era o automóvel interna e externamente.

Na parte traseira do carro, na lataria sobre a roda, havia alguns respingos de barro. Diretores da fábrica se desculparam, com a explicação de que um trecho da rua, junto à indústria (na Vila Carioca, São Paulo, quase São Caetano), era de terra. Como havia chovido dias antes, foi inevitável aquele inconveniente. Jânio, com aquele seu jeito característico, não escondeu admiração pelo fato de existir rua sem pavimentação ao lado de indústria importante.

Em seguida o governador entrou no carro, deu partida e saiu dirigindo pela parte calçada do jardim existente em volta do Palácio. Ao sair em primeira marcha, ao passar para a segunda não pode evitar, como se diz, uma "bela" arranhada no câmbio. Massei, não distante do local juntamente com políticos do Grande ABC, com seu jeito sempre descontraído olhou para alguns políticos de Santo André a seu lado, e disparou:

- Esse tirou carta em Santo André...

Ninguém pode evitar boa risada ante a inesperada observação. Oswaldo Samuel Massei, que partiu há 38 anos, no dia 22 de outubro de 1973, era assim brincalhão, franco. Jamais, ao que se saiba, teve um inimigo, reconhecem os que o conheceram. Como político tinha adversários, o que é normal porque sempre existirá rivalidade entre partidos. Dizem que faz parte do jogo. Continua.

Legenda da foto: Igreja de Ilhabela em 1976: templo do Litoral Norte guarda uma das preciosidades da Igreja antiga do Grande ABC, que é o altar da primitiva Matriz da Boa Viagem

Fausto Polesi 

O romantismo existe ainda no Diário. Vai existir sempre, provavelmente. Não houve a desvinculação sentimental e dos princípios que nortearam a empresa desde o início. Ou seja: a empresa Diário não tem objetivo apenas financeiro.

Fonte: depoimento gravado em 27-4-1988. 

Crônica da Vila
Depoimento: Valter Scarpelli 

Tive convites para treinar em times grandes, mas eu amava tanto São Bernardo que nunca aceitei sair da cidade. O EC São Bernardo tinha dado uma esfriada. Aí o Silvio Ribeirão (Silvio de Oliveira Lima) veio e inovou. Reformou o Estádio Ítalo Setti. Fez arquibancada nova, derrubou as velhas, contratou o professor José Rossi para treinar o time.

  

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 1º de novembro de 1981 

Educação (Marilena Degelo) - Campanhas beneficentes nas escolas. A quem os alunos devem ajudar?

Teatro/crítica (Ulysses Cruz) - Pegue e não pague, uma farsa renovada.

Arte/crítica (Enock Sacramento) - No Masp, fantásticas carrancas de Guarany.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário) - Que tal se o João usasse mais e melhor a fama que carrega?

Crônica 2 (Guido Fidelis) - Cuidar da saúde é prática saudável, principalmente para a alegria do médico.

Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - Domando o Sol. 

EM 2 DE NOVEMBRO DE... 

1896 - Anita Malfatti nasce em São Paulo. A grande pintora modernista brasileira também viveu na Vila Conceição, hoje Centro de Diadema.

Trabalhadores

Nasce em 2 de novembro: 

1919 - Teresa Delta, paulistana. Prefeita de São Bernardo (1947) e deputada estadual.

1919 - Ana Guilhem Damião, de São Paulo. Auxiliar de laboratório. Residia à Rua Coronel Seabra, 625.

1943 - Rolando Bufanio, o Rolando Marques, de São Paulo. Locutor. Jornalista. A Voz de Ouro do Grande ABC.

HOJE 

Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos, Dia Internacional da Abolição da Escravatura, Dia Nacional das Relações Públicas e Dia da Astronomia.

SANTOS DO DIA 

Bárbara, Eustóquia, Hermes, Pápias e Tobias e Tomás de Walen. Na estampa, a representação do Dia de Finados.

Em 1311, Roma incluiu, definitivamente, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para celebrar "Todos os Finados". Somente no inicio do século XX, em 1915, quando a morte, a sombra terrível, pairou sobre toda a humanidade, devido a I Guerra Mundial, o papa Bento XIV oficiou o decreto para que os sacerdotes do mundo todo rezassem três missas no dia 2 de novembro, para Todos os Finados.

"A vontade do Pai é que todo aquele que vê o Filho e acredita nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo, 6,40).

"Tudo acaba, todos neste mundo estamos de passagem. Só Deus tem vida em si mesmo. Ele é a Vida" (papa Bento XVI).

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

FALECIMENTOS 

Na primeira quinzena de outubro faleceram, em Santo André, 23 pessoas com idades entre 86 e 90 anos, segundo informação do Serviço Funerário Municipal.

Lázaro da Silva, 90. Dia 12.

Francelina Pereira Gaieta, 90. Dia 9.

Manuel Pires Peitoça, 89. Dia 3.

Francisco de Oliveira, 89. Dia 5.

Antonio Galvão Filho, 89. Dia 5.

Sebastiana Ricarda de Matos, 89. Dia 12.

Rita Mendes Vieira, 88. Dia 10.

Masayoshi Santo, 88. Dia 14.

Helena Kurk, 88. Dia 13.

Ursa Beninskevicius, 87. Dia 9.

Osvaldo de Melo, 87. Dia 15.

Maria Aparecida Costa, 87. Dia 1º.

Maria Fornazieri de Vasconcelos, 87. Dia 6.

Loide Zanetti de Oliveira, 87. Dia 5.

Paulo Fiorotti, 86. Dia 3.

Heinz Friedr Rob Buhler, 86. Dia 3.

Santa Nelly de Oliveira, 86. Dia 5.

Ivone Trajano Ferreira, 86. Dia 5.

Cesinio Salvador Dias, 86. Dia 6.

Olívia Lopes, 86. Dia 13.

Arnaldo Leite do Prado, 86. Dia 13.

Anna Rosetti Batista, 86. Dia 13.

Maria Ana de Jesus, 86. Dia 10. 

SANTO ANDRÉ

Benedito Rodrigues, 86. Natural de Uberaba (MG). Dia 31, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

Maria Aparecida Ribeiro Salgueiro, 68. Natural de Ipuã (SP). Dia 31, em São Bernardo. Cemitério Phoenix.

Zenaide Garcia da Silva, 67. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 31, em São Bernardo. Cemitério Phoenix.

Enéas Colombo, 61. Natural de Santo André. Dia 30, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vila Assunção. 

SÃO BERNARDO

Arminio José Pinheiro, 79. Natural de Picos (PI). Dia 31. Jardim da Colina.

Antonio Estevam da Silva, 77. Natural de Piripiri (PI). Dia 30. Jardim da Colina.

Teresinha Maria de Jesus Paizan, 76. Natural de Tabapuã (SP). Dia 31. Jardim da Colina.

Afonso Juventino de Oliveira, 72. Natural de Minas Gerais. Dia 30. Cemitério dos Casa.

Milton Pinella, 59. Natural de São Bernardo. Dia 31. Jardim da Colina.

Nelson de Jesus, 37. Natural de Poções (BA). Dia 30. Cemitério dos Casa. 

DIADEMA

Pedro Roque Costa, 88. Natural de Rui Barbosa (BA). Dia 31, em São Bernardo. Vale da Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;