Automóveis Titulo
Siena e Voyage encaram
o duelo dos automatizados
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
15/12/2010 | 07:12
Compartilhar notícia




Com a chegada dos câmbios automatizados, dirigir sem a necessidade de pisar na embreagem e trocar marchas ficou acessível a proprietários de modelos menores e com preços mais em conta. É o caso dos sedãs pequenos Fiat Siena e Volkswagen Voyage.

Neste comparativo, colocamos lado a lado a versão Essence do Fiat, equipada com o novo motor 1.6 16V E.torQ e câmbio Dualogic (R$ 42.590), e a Comfortline I-Motion do Voyage (R$ 43.180).

O novo motor deu fôlego ao Siena, que não passa por mudanças visuais desde dezembro de 2007. O Voyage, por sua vez, ressurgiu em setembro de 2008.

Ambos oferecem espaço interno interessante e porta-malas amplo. São 500 litros no Fiat e 480 no Volks.

Embora o propulsor novato do Fiat não decepcione e entregue potência e torque superiores, o conjunto motor-transmissão do Voyage oferece desempenho mais harmonioso. Alguns fatores colaboram para isso: o torque máximo está disponível em rotação mais baixa (2.500 giros), o modelo é 97 quilos mais leve e a transmissão I-Motion casou muito bem com o bloco, oferecendo trocas mais precisas e suaves.

O Voyage também ganha em maneabilidade e oferece suspensão mais firme, sem prejudicar o conforto.

No Fiat, as trocas de marcha não passam despercebidas e, nas subidas, às vezes o câmbio automatizado demora mais do que o desejado para reduzir. A suspensão privilegia o conforto dos ocupantes e, consequentemente, é mais mole.

A ergonomia é boa nos dois modelos, que têm comandos à mão.

EQUIPAMENTOS - Os dois sedãs saem de fábrica equipados com direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura (o do Voyage tem também ajuste de profundidade, que ajuda deixar o motorista em posição confortável ao dirigir. O Siena tem computador de bordo, opcional no rival.

Ar-condicionado é opcional em ambos, algo incompatível com o valor dos modelos. Os dois podem ser equipados com air bag duplo, freios ABS, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, CD player, entre outros itens avulsos ou em pacotes.

Em vendas, o Siena tem levado a melhor. No acumulado de janeiro a novembro, o modelo da Fiat teve 108.233 unidades emplacadas, ante 73.908 do sedã da Volks, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;