Setecidades Titulo Diadema
Recuperação de área do Observatório é iniciada
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Mutirão para recuperação do imóvel onde funcionava o Centro Cultural e o Observatório Astronômico, no Jardim Inamar, em Diadema, que será executado pela Prefeitura amanhã, renova as esperanças dos integrantes da Saad (Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema) de que o local voltará às atividades. Em janeiro, o Diário mostrou o abandono do prédio, que desde 2012 se deteriora a cada dia, e a luta da Saad pela reativação do espaço dedicado à observação e aos estudos de planetas e estrelas. A sociedade inaugurou o equipamento em 1992, e ele era mantido, com entraves, por convênio com a Prefeitura. No local está, completamente abandonado, o quarto maior telescópio do Estado à disposição do público – de modelo newtoniano.

Na terça-feira, comissão formada por representantes da Saad e das comunidades educacional, cultural e de patrimônio histórico da cidade se reuniram com o presidente da Câmara e ex-secretário municipal de Educação, Marcos Michels (PSB), pedindo apoio para a reabertura do Observatório.

O grupo apresentou histórico dos 25 anos em que o espaço esteve em funcionamento, além da proposta de ampliação da atuação, visando atender não somente as escolas de Diadema, mas também se tornar polo irradiador de ciência, cultura e conhecimento para toda região.

Estudante e um dos líderes do movimento para reativação do Observatório, Victor Rondon Fernandes, 19, conta que, na reunião, Michels afirmou que algumas secretarias que poderiam administrar o espaço, como as de Cultura e de Educação, possuem limitações. “Há poucos recursos para a Cultura, e as demandas de Educação já têm prioridades. Mas como não precisa de muito dinheiro para o Observatório, ele disse que buscará mais informações com as secretarias e parceiros privados para nos ajudar nessa luta”, explicou o jovem. “Ainda não está concretizada uma resolução, mas estamos no caminho certo”, confia.

Fernandes comenta que, em contato com o coordenador de políticas públicas de juventude da cidade, Felipe Muller, foi informado que a sujeira do local já foi inicialmente retirada, mas uma etapa de limpeza ocorrerá hoje e amanhã será feita a pintura do espaço. Os integrantes da Saad também participarão do mutirão deste sábado. Procurada para comentar as ações de recuperação e a possibilidade de reabertura do Observatório, a Prefeitura não retornou até o fechamento desta edição.

O fundador da Saad e do Observatório, Ozimar Pereira, 52, ressalta que a entidade continuará fazendo pressão para a reabertura do equipamento, tendo em vista a contribuição educacional que o mesmo pode proporcionar ao município e à região. “Temos abaixo-assinado com mais de 3.000 assinaturas vindas de todo o País e conseguimos parceria de um canal do YouTube, voltado à área de ciências, com mais de 500 mil seguidores. Estamos escaldados com essas reuniões, porque, no fim, eles ignoram. Então, estamos nos cercando de diversas frentes.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;