Economia Titulo
Turbulência não esfria venda de carros
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
25/08/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


O nervosismo do mercado financeiro em agosto não atrapalhou os financiamentos de veículos. Apesar de o mês ainda não ter terminado, a previsão da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgada sexta-feira, é de que o período se encerre com crescimento de 12% das vendas de automóveis e comerciais leves, em relação a julho.

Somente na primeira quinzena de agosto, foram comercializados 83.962 carros, 15.895 comerciais leves e 71.309 motocicletas.

Na comparação com igual intervalo em julho, o aumento da venda dos dois segmentos juntos foi de 3,8%. Por causa do inverno, a variação na venda de motos foi praticamente estável – subiu 0,10%.

“Não sei se a crise imobiliária nos Estados Unidos afetará o mercado de veículos. Pode ser que afete no ano que vem”, afirma o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, que prevê patamar de crescimento de 10% para o próximo ano.

Segundo o representante dos concessionários, a oscilação no mercado financeiro só terá peso, se os bancos brasileiros aumentarem as taxas de juros para captar mais.

“Se prejudicar os financiamentos futuros, poderemos ter reflexo na venda de automóveis, mas é prematuro anunciar que isso vá acontecer”, ressalta.

A Fenabrave prevê para este ano crescimento entre 18% e 19%, apesar de o acumulado de janeiro a agosto já mostrar variação positiva de 30% sobre igual período de 2006.

“Esse patamar deve diminuir, porque o mercado no segundo semestre tende a se estabilizar. Faremos novas projeções no próximo mês”, afirma Sergio Reze.

Ranking - A Fenabrave divulgou a lista dos modelos mais emplacados na primeira quinzena de agosto. Na compra de pessoa física (49,7% das vendas), a preferência ficou pelo Gol (Volkswagen), seguido do Palio (Fiat) e do Fox (Volkswagen). O Corsa Sedan, da General Motors, ficou com a quarta colocação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;