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Verão motiva onda de novidades na TV
Fernando Miragaya
Da TV Press
25/12/2003 | 18:30
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A televisão brasileira está tentando acompanhar os termômetros do verão. A cada ano, programas e especiais, ligados ou não à estação, vêm sendo estreados nos primeiros três meses do ano. Algo impensado há dez anos, quando as emissoras, em sua maioria, resumiam suas grades de programação a reprises em janeiro, fevereiro e março. Mas os canais perceberam que o telespectador, estando ou não de férias, passou a assistir mais TV nesse primeiro trimestre. Com isso, o mercado publicitário também se animou um pouco mais.

Na comparação de números, isso fica evidente. No início dos anos 90, durante o verão a audiência caía, em média, cerca de 20%. Hoje, esse recuo fica entre 5% e 10%. “Chegou-se a conclusão que 90% dos telespectadores não tiram férias nesta época. Ou seja, não tem por que ficar só reprisando, esquecendo do sujeito que não está viajando. Por isso, é importante incrementar a programação”, afirma Roberto Buzzoni, diretor de programação da Globo.

A Globo é um bom exemplo. Em janeiro, estréia a minissérie Um Só Coração e no mesmo mês chega a nova novela das sete, Da Cor do Pecado. A Record não vai ficar atrás em dramaturgia. Em março, lança a novela Metamorfose, co-produção com a Casablanca. Até a Band estreará uma produção dramatúrgica – importada, é claro – até fevereiro. O nome e a procedência, porém, ainda não foram revelados. O dramalhão do SBT que estréia em janeiro às 13h35, porém, é Amor Real e sabe-se que é mexicana. “As emissoras estão buscando inovações e novos formatos. Tudo para aquecer esse primeiro trimestre”, afirma Celso Tavares, diretor de programação da Band.

Mas não é só a dramaturgia que movimentará o verão das emissoras. A Record lançará o dominical Impacto, sob o comando de Otaviano Costa e Milton Neves. Ao mesmo tempo, verão também é sinônimo de muitos especiais. Na Band, por exemplo, há o tradicional Verão Vivo. Neste ano, Sabrina Parlatore e Olivier Anquier estarão em Ilhabela, litoral de São Paulo, em uma casa, chamada casa da Band, apresentando especiais musicais e disputa de esportes radicais. A Rede TV! tentará algo parecido. Só que no Projeto Verão cada programa da emissora será transmitido diretamente de uma carreta estúdio no Guarujá. A Record ainda apresentará o Record 50 Graus a partir de janeiro. Veiculado de segunda à sexta, às 22h, será apresentado por Adriane Galisteu e Otaviano Costa diretamente de Salvador, na Bahia.

Salvador servirá de palco também para cinco shows que serão veiculados aos sábados pela Band. Musical, porém, é com a especialista no assunto, a MTV. Tradicionalmente, a emissora volta sua programação para a badalada estação com o Casa da Praia, que este ano vai estar em Maresias com musicais como Lual, Toca Aí e Ed Wilson Show. Ao mesmo tempo, há estréias em estúdio como o game Hula-Hula, com Daniela Cicarelli, Grude, programa de culinária de João Gordo, e Ponto P, produção sobre sexo comandada por Penélope Nova. A adequação da grade, além de seguir o público-alvo, também é estratégica. “O verão serve como uma temporada extra para testarmos novos produtos que podem ser usados no restante do ano”, afirma Zico Góes, diretor de programação da MTV.

Outras emissoras, porém, têm estréias mais discretas. O SBT, por exemplo, terá uma nova sessão de filmes às quartas, às 22h15. No mais, o canal de Silvio Santos apenas requentará sua programação com reapresentações das novelas Fascinação, de Walcyr Carrasco, e da mexicana Marimar, estrelada por Thalia, além dos seriados Freedom, Três é Demais e Parceiros da Vida. A Globo também reprisará no Vale a Pena Ver de Novo a novela Corpo Dourado. Mas em relação às séries, a emissora traz uma novidade interessante: o seriado norte-americano 24 Horas, com 24 episódios com uma hora exata de duração cada. O horário é que é ingrato: na hora do Programa do Jô, ou seja, geralmente no início da madrugada.




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