Memória Titulo MEMÓRIA
Um terço. Saúde controlada. E dona Maria chega aos 100 anos
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Em festa, a família de Maria José Filgueiras de Azevedo celebra o centenário de nascimento da sua matriarca. Dona Maria é de Leopoldina, Minas Gerais, onde nasceu em 31 de julho de 1916. Chegou a Santo André em 1962. É uma das mais de 100 moradoras centenárias do Grande ABC, conforme reportagem especial recentemente publicada pelo Diário.

Uma das netas, Denise, entrou em contato com Memória. E outra neta, Mariangela, contou a linda história da avó mineira que virou andreense.

Sozinha em 12 partos
Texto: Mariangela Molina

Minha avó é uma senhora muito inteligente. Sempre gostou de ler, sempre muito ativa. Muito cuidadosa com sua casa e família. Tem muito orgulho de ter nascido em Minas Gerais.

Irmã mais nova de sete irmãos, ainda muito nova foi enviada pelos pais para morar com a madrinha. O objetivo era estudar e seus estudos seriam equivalentes ao curso de magistério.

Em suas recordações, ela sempre falou com muito carinho da casa da madrinha e de tudo que aprendeu com ela.

Casou-se aos 19 anos com Nicanor. Moraram em um sítio em Minas Gerais. Ali nasceram os filhos. Auxiliava o marido. Tinha cuidado com os funcionários e os animais. Fazia doces para vender.

O primeiro filho, José Adalmo, a trouxe para Santo André. Aqui continuou a ajudar nas economias da casa fazendo doces para vender. Criou e casou todos os filhos.

Vovó sempre foi muito alegre, extremamente organizada. Adora receber visitas e faz questão de que estas sejam bem recebidas. Com isso, cultivou muitas amizades, recordando-se das amigas todas que teve.

Adora a casa cheia de gente, como ela mesma diz. Exemplo de mulher, esposa, mãe, avó e amiga, e para nós, seus familiares, uma grande benção. Nosso maior orgulho.

Foram 12 partos, todos no sítio, sozinha. Nove filhos viveram. Ela sempre foi muito cuidadosa com a própria saúde. E muito religiosa. Um terço a acompanha a vida toda. Cuidar da saúde e amar a Deus, a isso – diz ela – deve-se uma vida tão feliz.


ÁLBUM DE FAMÍLIA

Pais: Olívio Gonçalves Filgueiras e Maria Cândida de Oliveira

Irmãos: Olinto, Otávio, Olavo, Osmar, Oriel, Osvaldo e Alencar

Marido: Nicanor Gomes de Azevedo, com quem se casou em 5-9-1935.

Filhos: José Adalmo, Maria de Lourdes, Maria Aparecida, Ana Maria, Dalva Selma, Nivalda, Paulo Roberto, Rubens e Vera Lúcia.

Genros e noras: Ayeko, Eduardo, Luiz, Ercílio, Pedro, José Maria, Rosangela, Elisabete e José.

22 netos, 22 bisnetos e um tataraneto.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 31 de julho de 1986 - ano 29, edição nº 6199

MANCHETE – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terá que expurgar o compulsório da inflação.

TRÓLEBUS – Obras de São Bernardo chegam à Avenida Pereira Barreto.

CULTURA – Grupo Teco, o grande vencedor do Festival de Teatro Infanto-Juvenil de Santo André, com a peça Foi assim que bruxaria quase chegou ao fim, de Marcos Cardeliquio, dirigida por Augusto Maciel Neto.

PRIMEIRA DIVISÃO – Grande jogo e grande público: Santo André 1 (gol de Beto), São Paulo 1 (gol de Pita); no Bruno Daniel, quase 15 mil torcedores.


Em 31 de julho de...

1906 – Luiz Boschetti nasce em São Paulo. Foi vereador por três legislaturas e prefeito de Santo André em 1955.

1911 – Falece, em Paranapiacaba, Bento José da Silva, o primeiro morador local.
Chamado Bento Ponteiro, porque na juventude trabalhara com pontes, ele deu início, em 1856, à abertura de uma picada, que teve como marco inicial a capela do Quatinga, finalizando em Paranapiacaba.

E foi do traçado da velha picada aberta por Bento Ponteiro que a São Paulo Railway se serviu, em meados de 1917, para abrir a chamada Rodovia Victorino.

1916 – Em Santo André, onde reside e jogava futebol, o mecânico Arthur Capuzzi teve a perna direita fraturada e precisou ir a São Paulo a fim de receber curativos no posto de assistência.
A guerra. Do noticiário do Estadão: desordens na Holanda.

1961 – Fundada a Associação Esportiva e Cultural da Pedreira, em Mauá.

1966 – Inaugurado o Grupo Escolar Joaquim da Fonseca Saraiva Filho (livreiro) no Parque das Nações, em Santo André.

Santos do Dia

Inácio de Loyola (Azpzitia, Espanha, 1491 - Roma, 1556). Nobre espanhol. Converteu-se aos 30 anos de idade, depois de uma breve e brilhante carreira nas armas. Um dos fundadores da Companhia de Jesus, em 1534.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Fábio
Demócrito

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 31 de julho: Acaraú (CE), Anápolis (GO), Capanema (PA), Chapada dos Guimarães (MT), Lauro de Freitas (BA), Lobato (PR), Piripá (BA) e Vera Cruz (BA). Fonte: IBGE

Veteranos de 32

“A Sociedade Veteranos de 32 (MMDC) foi fundada em 7-7-1954. Seu fim precípuo é preservar, na memória do povo paulista, a dignidade e a grandeza do Movimento Constitucionalista de 32”.
Cf. coronel Mario Fonseca Ventura, ex-secretário da Sociedade e seu presidente desde 2011, um dos autores do livro “Para sempre 32” (Editora Matarazzo, 2016).

CORONEL VENTURA. O objetivo do MMDC é preservar a memória dos que lutaram por São Paulo em 32 na defesa da Constituição brasileira 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;