Setecidades Titulo
Santo André tem novo hospital
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
22/12/2001 | 15:32
Compartilhar notícia


Com investimento de R$ 800 mil, o Hospital Perimetral, localizado no mesmo espaço onde durante anos funcionou o Hospital Santa Maria Goretti, em Santo André, chega como nova proposta de saúde no Grande ABC. Além dos convênios particulares e de assistência médica, o hospital privado, reinaugurado dia 5 de dezembro, propôs à Prefeitura de Santo André fazer, via SUS (Sistema Único de Saúde), partos e cirurgias rápidas, como de hérnia.

Após o fechamento do Santa Maria Goretti, em junho, que atendia 100% pelo SUS e foi descredenciado pela Prefeitura, a diretoria do Hospital Perimetral, cuja razão social é Vida Nova Serviços Médicos, assumiu a unidade, que passou por reforma geral e ampliação. “Nossa empresa começou do zero para se adequar à legislação rígida e burocrática imposta pela Vigilância Sanitária de Santo André. Hoje, nosso hospital está capacitado para atender a região”, afirmou o diretor clínico, o médico Cincinato Lourenço Freire Filho, 41 anos.

O secretário de Saúde de Santo André, Michel Mindrisz, informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, que o Hospital Perimetral ainda está adequando-se à legislação sanitária no que diz respeito a documentação (alvarás, licenças e termos de responsabilidade); estrutura (parte física e instalações); e processos de trabalho (fluxos, rotinas e normatizações).

Ainda segundo Freire Filho, a parceria com a Prefeitura viria para desafogar e até mesmo complementar o atendimento do Centro Hospitalar, que hoje atende de 900 a 1,2 mil pacientes/mês e tem 270 leitos. “Queremos introduzir a filosofia day hospital (hospital-dia), aquela em que o paciente se interna e recebe alta no mesmo dia.”

Mindrisz, porém, disse que a “direção do Hospital Perimetral apenas manifestou interesse em criar a prestação de serviço junto ao SUS, mas que não existem negociações adiantadas.”

Além dos serviços de cirurgias rápidas e eletivas, a diretoria do Perimetral pretende investir na realização de partos. “A alta demanda do Centro Hospitalar obriga as mulheres a terem bebês em Mauá. Dessa forma, estaríamos suprindo essa lacuna”, disse o diretor clínico. Contudo, o secretário de Saúde disse que, no momento, o “Hospital Perimetral não está previsto em nossa rede de referência para partos.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;