Internacional Titulo
EUA se dizem dispostos a respeitar lugares santos no Iraque
Por Da AFP
15/05/2004 | 13:57
Compartilhar notícia


O militar norte-americano de maior patente no Iraque, general Ricardo Sánchez, declarou neste sábado que a coalizão que ocupa o país está "comprometida a respeitar os lugares santos" em Najaf e Kerbala. Ele acredita que esta é a melhor forma de conseguir uma saída rápida para a crise com os rebeldes xiitas.

"Temos dois objetivos: devemos conseguir que Moqtada al-Sadr (líder radical xiita) se entregue voluntariamente à justiça iraquiana e que acabe com sua milícia", declarou Sánchez. "Para nós é muito importante levar a estabilidade e a segurança às cidades santas. Estamos totalmente comprometidos a respeitar a santidade dos mausoléus. Temos que acabar com o problema (de al-Sadr) rapidamente".

"Acredito que há um núcleo de partidários de Sadr. Porém, estou totalmente convencido de que as pessoas do sul do país, de Najaf, de Kerbala, estão cansadas desta situação. Querem paz, querem a reabertura de suas escolas e de suas lojas, uma vida normal", acrescentou.

Neste sábado, o general americano Thomas Metz foi nomeado para a chefia de um "corpo multinacional" no Iraque. Ele ficará responsável pelas operações táticas diárias, enquanto o general Sanchez se concentrará nas decisões estratégicas e na organização e formação das Forças Armadas iraquianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;