Setecidades Titulo Educação
Grande ABC ainda tem sete escolas ocupadas por estudantes

Embora reorganização tenha sido transferida
para 2017, alunos têm outras reivindicações

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Sete escolas da região continuam ocupadas por estudantes, embora a reorganização da rede estadual tenha sido suspensa pela Secretaria da Educação do Estado até 2017. Os resistentes, que estão em 57 unidades de todo o Estado, pedem o cancelamento do plano, que prevê a transferência de 311 mil alunos e o fechamento de 94 escolas, sendo seis no Grande ABC, além da reversão das transferências já realizadas como garantia de que permanecerão na mesma instituição no próximo ano.

O Grande ABC chegou a ter 25 unidades em poder dos jovens, número que foi baixando após publicação do decreto que adiou a reorganização, no dia 5. Ainda permanecem ocupadas a EE Diadema, a primeira do Estado a aderir ao movimento, no dia 9 de novembro, a EE Américo Brasiliense, EE Professora Clotilde Peluzo, EE Professor Oscavo de Paula e Silva, EE Parque Marajoara 2 e EE Wanda Bento Gonçalves, em Santo André, além da EE Professora Maria Osório Teixeira, em Mauá.

“Estamos iniciando diálogo com a direção da escola e com a diretoria de ensino. Definimos o calendário de reposição de aulas, que vai ser praticamente janeiro todo, e aguardando a reversão das transferências”, destaca a jovem Camila Garcia, 17 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da EE Professor Oscavo de Paula e Silva. A unidade chegou a ser desocupada pelos alunos na semana passada, mas os jovens retomaram o movimento em busca de garantias de que permanecerão na mesma escola em 2016.

Na sexta-feira, representantes das unidades ocupadas em todo o Estado farão mais uma reunião geral para definir os rumos do movimento, que chegou a mobilizar 200 instituições de ensino paulistas. “Entendemos que a resistência é mais difícil agora, mas sabemos que há outros métodos de luta pela Educação e contra o fechamento das unidades. O comando das escolas ocupadas vai continuar com a mobilização, mesmo após desocuparmos as unidades”, ressalta a estudante do 2º ano da EE Diadema Fermanda Freitas, 17.

A promessa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é que o plano será discutido ao longo de 2016 junto com os alunos, professores e pais. O recuo do Estado culminou com a saída do secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, do cargo na mesma data do pronunciamento oficial, no dia 4. A expectativa é que o nome do novo gestor da Pasta seja anunciado até o fim da semana.

O projeto prevê a distribuição de alunos nas escolas de acordo com o ciclo de aprendizado: 1º ao 5º ano (crianças com idade entre 6 e 10 anos), 6º ao 9º ano (11 a 14 anos) e Ensino Médio (15 a 18 anos).

 

Início do ano letivo foi adiado em duas semanas em 2016

 

A Secretaria Estadual da Educação adiou o início do ano letivo em 2016 em duas semanas. O primeiro dia de aula, programado para 1º de fevereiro, foi postergado para o dia 15 do mesmo mês em virtude das mudanças necessárias com a suspensão da reorganização do ensino. Além disso, a Pasta destacou que a reposição de aulas nas unidades que foram ocupadas (200 em todo o Estado e 25 no Grande ABC) poderá ocorrer até janeiro.

Conforme o Estado, as diretorias de ensino precisam de tempo para adequar as matrículas dos jovens, adaptar a logística de merenda, transporte e kit escolar, entre outros. A consulta das matrículas por parte dos pais e estudantes poderá ser feita pela internet a partir do dia 5 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação.

Além disso, foi definido novo período de transferência dos estudantes – entre 5 e 11 de janeiro. A consulta para saber se a transferência foi efetivada na escola requerida poderá ser feita a partir do dia 22 de janeiro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;