Política Titulo
Santo André põe um pé no Mercosul
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
30/11/2005 | 08:15
Compartilhar notícia


O sucesso da implementação Mercosul depende do envolvimento dos governos locais nesse processo. Esta foi a voz corrente nos discursos de abertura da 11ªCúpula da Rede Mercocidades, terça-feira no Teatro Municipal. Para Santo André, sede do encontro que reúne prefeitos e representantes de cidades da América Latina, é a oportunidade de entrar no mapa das decisões do Mercosul, porque, a partir de quinta-feira, no encerramento do evento, o prefeito João Avamileno (PT) assume a secretaria executiva da organização.

Embora ainda sem representação formal no Mercosul, os governos locais de diversos países latino-americanos se articulam para participar das tomadas de decisão. A abertura da cúpula terça-feira em Santo André contou com a presença de representantes de 75 cidades, entre eles 37 prefeitos. E ainda de membros do governo federal, Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e das Nações Unidas. A Rede Mercocidades tem a adesão de 138 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

A troca de experiências de desenvolvimento econômico e de temas comuns entre os municípios, como regiões metropolitanas e obtenção de financiamentos, dominaram os painéis e seminários do primeiro dia do encontro. Para esta quarta-feira, além da reunião para escolha das subsedes em 2006, as palestras serão mais numerosas e abrangentes (leia programação ao lado).

A expectativa do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), é participar do painel da cidade argentina de Rosario sobre o tema segurança cidadã. "Eles desenvolveram algo que vai além do mediador de conflitos que é o facilitador nessas mediações", adianta o prefeito.

A partir do encerramento, nesta quinta-feira, Santo André será a primeira cidade, não capital de Estado ou província, a presidir o Mercocidades. Durante um ano, setores de planejamento e de relações internacionais da Prefeitura estarão envolvidos na tentativa de criar um Fórum Consultivo para o Mercosul, representando Estados, províncias e municípios dos países envolvidos. Esse trabalho começou durante este ano, quando a secretaria executiva da Rede Mercocidades estava a cargo de Buenos Aires, cidade que gerou a idéia.

"O objetivo (do Fórum) é ter uma instituição formal para dar aos governos locais voz ativa na constituição do Mercosul", diz o secretário de Desenvolvimento e Ação Regional, Jeroen Klink. Para o secretário da cidade de Rosario, Juan Carlos Zabalza, a iniciativa é o caminho para o envolvimento da sociedade no Mercosul. "Cidadãos de alguns países da Europa votaram contra a União Européia porque sentem que não participam das decisões da organização", analisa Zabalza.

Celso Daniel – A escolha de Santo André para coordenar a Rede Mercocidades em 2006, segundo o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Vicente Trevas, pode ser considerada uma homenagem ao prefeito Celso Daniel, morto em 2002. Emocionado ao citar o amigo durante a cerimônia de abertura da Cúpula, Trevas disse que Daniel "foi um operador e um agente da integração dos governo locais".

O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), também recordou Celso Daniel como "o prefeito que levou o nome de Santo André para obter reconhecimento internacional, com projetos premiados e atuação na integração".

Programação

Quarta-feira, das 9h às 12h

- Ambiente e desenvolvimento sustentável

- Autonomia, gestão e financiamento

- Ciência, tecnologia e capacitação

- Cooperação internacional

- Cultura

- Desenvolvimento econômico local

- Desenvolvimento social

- Desenvolvimento urbano

- Educação

- Gênero e município

- Juventude

- Planejamento estratégico

- Segurança Cidadã

- Turismo

Local: Centro Universitário Fundação Santo André

Av. Princípe de Gales, 821

  

das 14h às 16h

- Reunião do Conselho (ampliado)

das 16h30 às 18h

- Reunião do Conselho (fechado)

das 16h30 às 18h

- Reunião da Rede de Cidades Periféricas e da Rede do Fórum de Autoridades Locais

Local: Anfiteatro do Paço Municipal de Santo André

Praça IV Centenário

  

Nesta quinta-feira, das 9h às 13h

- Assembléia Geral

das 16h às 17h

- Mesa de encerramento oficial das XICúpula de Autoridades da Rede Mercocidades

Local: Teatro Municipal de Santo André

Praça IV Centenário

Programação permanente

(quarta-feira e quinta-feira)

- Encontro do Sol - Unidade Temática da Juventude

- Conferência do Sol - Mesas de trabalho para discussão sobre uma política conjunta para impulsionar e promover o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais realizadas por e para os jovens do Mercosul

- Festival do Sol - Programação cultural com apresentações de artes cênicas, música, artes visuais e audio-visuais

- Apresentações culturais e artísticas

- Feira de investimentos

Local: Paço Municipal de Santo André

Praça IV Centenário




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;