Economia Titulo
FMI questiona suspensão de medidas financeiras na Argentina
Por Das Agências
22/08/2002 | 10:14
Compartilhar notícia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) lamentou a suspensão das medidas financeiras adotadas pela Argentina, revelou na noite desta quarta uma fonte do Ministério da Economia.

A fonte, que pediu anonimato, reconheceu que o diretor do FMI para o Hemisfério Ocidental, Anoop Singh, questionou a suspensão das medidas durante um telefonema no final da tarde para o ministro da Economia, Roberto Lavagna.

O governo argentino decidiu suspender a aplicação do sistema de indexação de créditos, conhecido por CER, e adiar as execuções judiciais de bens de devedores por 90 dias, duas medidas questionadas pelo Fundo.

Segundo a fonte, o Ministério da Economia espera ter entre sexta e segunda-feira próximos “uma resposta positiva” sobre a carta de intenções entregue na semana passada ao FMI.

O governo do presidente Eduardo Duhalde tenta fechar um acordo com o FMI antes de setembro para reprogramar os vencimentos da dívida com os organismos multilaterais de crédito até o final de 2003.

A Argentina enfrenta vencimentos de US$ 2,8 bilhões em setembro e, se não obtiver o aval do FMI, poderá cair em moratória com os organismos multilaterais, como já ocorreu em dezembro passado com os credores privados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;