Setecidades Titulo Prevenção
Enchente traz risco à saúde de quem tem contato com a água

Hepatite A, infecções intestinais e a leptospirose estão na lista das doenças

Do Diário do Grande ABC
18/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Perder carro, casa, trabalho, horas no trânsito e paciência não é o único problema que a enchente pode trazer ao cotidiano das pessoas atingidas pelas chuvas de verão. O contato com a água parada, cheia de sujeiras como a urina de ratos, pode acarretar em problemas de saúde graves, principalmente a hepatite A, infecções intestinais e a leptospirose.

Por isso, o importante para as pessoas é se prevenir. Segundo Hélio Vasconcellos Lopes, professor de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC, se não der para evitar o contato com a água, a pessoa deve, no mínimo, trajar botas plásticas. "Em nenhum momento é aconselhável andar nas águas sem proteção, com a pele exposta. Se houver ferida, o risco de contaminação aumenta ainda mais", disse.

De todas, a leptospirose é a mais perigosa, pode causar insuficiência renal e levar à morte. Os principais sintomas são olhos amarelados, febre e dores pelo corpo. Ao apresentar esses quadros, a pessoa deve procurar tratamento médico imediato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;