Memória Titulo
Aquelas cabeças brancas, debatendo a vida...

A Associação dos Aposentados Químicos do Grande ABC celebrou, em fevereiro, o seu 29º aniversário de fundação.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Associação dos Aposentados Químicos do Grande ABC celebrou, em fevereiro, o seu 29º aniversário de fundação. O auditório do sindicato esteve tomado de homens e mulheres com seus cabelos brancos discutindo a vida - em especial, a sobrevivência nesses tempos de crise internacional. Assistimos parte da reunião. E deixamos o local imaginando quantas histórias cada um dos participantes tem para contar.

A maioria dos presentes, claro, era de Santo André e outras cidades locais. Mas vieram representantes de outras cidades, inclusive de São José do Rio Preto. Anotamos frases do tipo: "Acordo com a morte", "estamos vivendo mais e fazendo horas extras".

Alguém lembrou que a Previdência Social brasileira celebrará neste ano de 2009 os seus 86 anos de criação. Na platéia, lideranças sindicais que na juventude lutaram por conquistas e melhorias nos locais de trabalho. Hoje lutam por uma aposentadoria mais digna.

Reuniões como aquele tem sido comuns, dentro e fora da região. A próxima será segunda-feira, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Em 20 de março haverá um grande ato nacional dos aposentados, "para mexer com todo o Brasil". E lá foram os aposentados reunidos nos Químicos debatendo as suas questões.

Cabeças brancas do nosso Grande ABC, bola pra frente. Juntem suas fotos e suas memórias. Não deixem a história de vida de cada um ser esquecida.

PARA NÃO ESQUECER

A Associação dos Aposentados Químicos foi fundada em 15 de fevereiro de 1980. Reynaldo Benitez Pungi foi o primeiro presidente. Em quase 30 anos a Associação teve mais os seguintes presidentes: Manoel Maria Monteiro, José Todinca, Jair Diniz e José Toneloto (atual, e que aparece ao microfone).

Fonte: Josenildo Galdino de Melo, assessor de Formação dos Químicos, in 'Memórias dos Químicos ao ABC, 70 anos: História Consolidada', de 2008.

Alamanaque

Benino Paino Pain

Nascimento: Sabino (SP), 7 de março de l953.

Vereador: 1983 a 1988 (suplente).

Partido: PMDB

Exerceu a vereança em várias oportunidades, num total de 556 dias ou um ano e 191 dias. Foi diretor do Serviço Funerário de Santo André entre 1993 e 1996. Vive em Santo André desde 1966. Atua no ramo de fotografias.

Fonte: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.

Nas ondas do rádio

USP FM (93,7). "Memória". A história do rádio Paulista: II de uma série de seis programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

ELDORADO AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". O Dia Internacional da Mulher destacando duas cidades que contam a história de mulheres de fibra: Araxá (MG), cenário de Dona Beja e Laguna (SC) onde nasceu Anita Garibaldi. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). "Memória". Raul Seixas, o rei do rock nacional - I de uma série de três programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da madrugada.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Pedro Geraldo Costa e um gingle dos anos 50, do xarope São João. Anúncios antigos do Mappin e do automóvel Opala. Em homenagem ao Dia da Mulher, Rita Lee canta "Cor de rosa choque", composição dela e Roberto de Carvalho; Cely Campello, "Estúpido cupido", uma versão de Fred Jorge. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

PÉROLA DA SERRA (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 7 de março de 1979

Manchete - Figueiredo define seu governo; continuar aberturas e baixar inflação, metas prioritárias.

Estado - Mário Trindade sucede Cerqueira César na Secretaria dos Negócios Metropolitanos.

Nacional - Em seis meses postos venderão álcool.

Fórmula 1 - O piloto Emerson Fittipaldi assina contrato com a Glasurit, de São Bernardo.

Polícia - Ladrões tentam matar na Anchieta.

 HOJE

Dia do Fuzileiro Naval.

EM 7 DE MARÇO DE...

1969 - Prefeitura de Santo André solicita ao governo do Estado a instalação de um setor regional da Polícia Técnica e do Serviço Médico Legal.

 MUNICÍPIO PAULISTA

Em 7 de março de 1845 a Freguesia de São João do Rio Claro é elevada à categoria de vila.

SANTOS DO DIA

Felicidade, Perpétua e Saturnino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;