Economia Titulo
Vendas de materiais de construção iniciam recuperação
Por Lucas Tieppo
Especial para o Diário
24/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar das vendas de matérias de construção iniciarem uma recuperação, os números do primeiro trimestre de 2009 ainda apresentam queda com relação com mesmo período do ano anterior. De acordo com o Índice de Vendas, da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), as vendas de março cresceram 16,9% na comparação com fevereiro. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2008, houve queda de 16%.

Melvyn Fox, presidente da Abramat, garante que o setor já iniciou uma recuperação, após os resultados negativos nos primeiros meses do ano. "O crescimento nas vendas de março, na comparação com fevereiro, mostram que o setor de materiais de construção está se recuperando. Já vemos uma reativação do setor. O resultado ainda apresenta uma redução com relação a março de 2008, de cerca de 11%, mas é uma queda bem menor que nos outros meses", explicou Fox.

Para o presidente da Abramat, diversos fatores influenciaram nessa reativação. "A economia como um todo ajudou no resultado. Existe mais crédito no mercado e o consumidor está mais confiante".

Fox ressaltou que os resultados ainda não sofreram a influencia da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os materiais de construção e do programa 'Minha casa, Minha vida', que prevê a construção de 1 milhão de moradias. "Os efeitos começarão a ser sentidos já em abril, inclusive com a expectativa de crescimento na comparação com 2008", afirmou Fox.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;