Memória Titulo
Sesi 221: a luta de 1975, o reencontro de 2009...

Alunos do Sesi 221, de Santo André - turmas de 1976 e 1977 - se reencontraram este mês para matar saudades de mais de 30 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Alunos do Sesi 221, de Santo André - turmas de 1976 e 1977 - se reencontraram este mês para matar saudades de mais de 30 anos. E reviveram em detalhes a luta empreendida à época para que sua escola não fechasse. Uma vitória que pode e deve servir de exemplo às novas gerações.

O Sesi 221 funcionava no clube da Rhodia, na Avenida dos Estados. Ali está hoje uma unidade do Carrefour. Sem a mobilização de 1975, os 800 alunos da época seriam redistribuídos em escolas públicas estaduais. Quem quisesse permanecer no Sesi teria que mudar para o Sesi 406, no Itapark, em Mauá.

Dois diretores regionais do Sesi participaram das negociações com a Prefeitura de Santo André à época: Theobaldo De Nigris e Cláudio Rego Fontão. De Nigris recebeu do prefeito Antonio Pezzolo uma carta em que a Prefeitura se comprometia a repassar ao Sesi uma escola em construção no Parque Jaçatuba. Fontão garantiu que a escola seria mesmo fechada, já que a unidade prometida pelo prefeito ainda estava em obras.

A notícia que a escola seria mantida foi passada pelo próprio Fontão no final de novembro de 1975. Um alívio geral.

HISTÓRICO
O Centro Educacional Sesi 221 foi inaugurado em 1963, como unidade pré-escolar (o chamado prezinho). Em 1977 deixou o clube da Rhodia para inaugurar o novo espaço, no Parque Jaçatuba.

A Prefeitura entrou com o prédio, mas anunciou que não teria como mobiliar a escola. Coube à comunidade do Sesi 221 da época se mobilizar para o levantamento de fundos destinados à compra das carteiras. Rifas e bingos foram realizados.

Enquanto a unidade era concluída, a Rhodia concordou que a escola funcionasse mais um tempo nas dependências do clube, o que levou um ano, até 1976.

SORRISOS
Uma curiosidade guardada em memória pelos alunos: no dia da audiência das alunas com o prefeito, foi um riso só, que o prefeito não entendeu: as jovens em audiência observaram que Antonio Pezzolo vestia meias com cores diferentes, uma era azul-marinho, outra marrom.

COMISSÃO DE ALUNAS
Telma Urbano da Cunha, sua irmã Tânia, Márcia Binatti, Márcia Cavalini, Elena Bernardo, Vânia Dividino, Rosemeire e Rosemari Zanetti, Elizabeth Aparecida Dias Caputtp e Margarida.

REENCONTRO
Ex-alunos da turma de 1977 que se reencontraram em 2009: Elizabete Demétrio, Telma Urbano da Cunha, André Grigoleto, Carlos Gouvêa, Elena M. Bernardo, Gilberto Calzolari, Luiz Seite Oshiro, Magali Fonseca, Marco Pazetto, Marcos Ramon, Milton Araújo, Maria Dulce Vasconcelos, Mirian Marcos, Regina Ramon, Sirley Serrano e Vânia Dividino.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 28 de setembro de 1979

Manchete - Repressão à greve dos carreteiros gera violência. Morte, prisões e feridos em Minas

Inflação - Cruzeiro cai pela 13ª vez este ano.

Futebol - Benê Ramos assina como supervisor do Santo André.

Celebração - Dia de Cosme e Damião é festejado em Vila Luzita.

Anúncio - "Supermercado já era. Agora, é Minibox".

Cinema - Voltam à discussão os estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo.

Social - A Ítalo-Brasileira, em noite de 79 anos. Chiquinho Palmério, na Coluna S: "Foi um tremendo sucesso a festa dos 79 anos da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, em sua sede na Rua Senador Flaquer". O texto é acompanhado de oito fotos. Entre os históricos, Carlos Manias Neto e César Luchesi Cardoso.

EM 28 DE SETEMBRO DE...
1879 - Exibido pela primeira vez em São Paulo o fonógrafo.

1934 - Nascimento de Brigitte Bardot, atriz francesa.

1953 - Festa em Mauá: Assembleia Legislativa autoriza a realização de plebiscito na campanha autonomista. A cidade pode se separar de Santo André.

1956 - Inaugurada a fábrica da Mercedes-Benz na Vila Paulicéia, em São Bernardo.

HOJE
Dia da Lei do Sexagenário. Dia da Lei do Ventre Livre (1871). Dia da Liberdade de Expressão.

ESPECIAL
Dia do Colunista Social do Grande ABC, em homenagem a Chiquinho Palmério, colunista do Diário que aniversaria hoje.

SANTOS DO DIA
Eustoquia, Lourenço Ruiz e Venceslau (mártir; Ducado da Boemia: 907-925).

ALMANAQUE
Armando de Arruda Pereira
Nascimento: São Paulo (SP), 28 de setembro de 1889.
Conselheiro municipal: 1932 e 1934.
Vereador: 1931 a 1937.
Prefeito de São Paulo: 1951 a 1953.
Falecimento: São Paulo, 18 de março de 1955.
Engenheiro pela Universidade de Nova York. Viveu em São Caetano de 1923 a 1942. Parente e sócio de Roberto Simonsen à frente da Cerâmica São Caetano. Diretor da Fiesp e do Sesi e presidente do Conselho Regional do Senai. Rotariano histórico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;