Setecidades Titulo Desarmamento
Campanha em Diadema recolhe 88 armas de fogo
Por Diário do Grande ABC
09/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


De 19 de novembro até o fim de dezembro, a 2ª Campanha Municipal de Entrega de Armas de Fogo de Diadema recebeu 88 armamentos. Desses, 69 foram de moradores de Diadema e 19 de outros municípios.

O programa, feito em parceria da Secretaria de Defesa Social com o governo federal, recebeu as armas nas três companhias da Polícia Militar e nos quatro DPs da cidade. O material recolhido foi encaminhado ao depósito de armas na Polícia Federal, na Capital paulista.

A Prefeitura pagou às pessoas que entregaram as armas uma indenização de R$ 100 a R$ 300, dependendo do calibre - valor igual ao que a União ofereceu nas campanhas federais de desarmamento.

Para promover a ação no município, a Secretaria de Defesa Social organizou palestras em escolas e entidades, além de usar material de divulgação desenvolvido pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, bem como palestras em escolas, entidades públicas e assistenciais.

CRIANÇAS - No ano passado também foi realizada a sétima edição da campanha de desarmamento infantil, coordenada pela Guarda Civil Municipal de Diadema, que tem como objetivo recolher armas de brinquedo. De 6 de junho a 10 de outubro, 270 foram recebidas pela Prefeitura.

Desde 2002, já foram recolhidos cerca de 18 mil brinquedos considerados violentos. Além disso, nessas sete edições, cerca de 70 mil desenhos com temas de redução de violência foram entregues. Em troca, as crianças ganham revistas infantis da Editora Abril.

Assim como na campanha de entrega de armas de fogo, no programa de desarmamento infantil também há ênfase em palestras e eventos temáticos. Para as crianças, guardas municipais organizam atividades e brincadeiras sobre o risco das armas de fogo.

REFERENDO - A Prefeitura de Diadema ressalta que no referendo nacional sobre a comercialização de armas de fogo, os habitantes do município apoiaram a proibição. Entre as cidades brasileiras, Diadema foi uma da duas únicas com mais de 100 mil habitantes a votar pela restrição; a outra foi Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;