Setecidades Titulo
Jardim Ana Maria. E os milagres da memória
Ademir Medici
09/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os primeiros lotes do Jardim Ana Maria – ainda grafado Anna Maria –, em Santo André, começaram a ser vendidos em abril de 1957.

“Sou morador do Jardim Ana Maria há quase 30 anos. Já fui presidente do time do bairro (SE Jardim Ana Maria) que integra a Liga de Santo André e estou sempre na sede da associação para colaborar no dia a dia. Gostaria de saber se Memória pode me enviar maiores informações e fotos sobre o meu bairro. Seria legal divulgar para os moradores, pois temos diversas ações durante o ano e tenho certeza que poucos sabem da origem do nosso querido bairro.”

Everton Delfino Pereira, analista de relações humanas.

Prezado Everton:

Anos atrás, no Centro de Santo André, entrevistei o engenheiro Raul Ferreira de Barros, filho de Nestor de Barros, o criador da Fazenda da Juta, onde estão os Jardins Ana Maria, Silvia Maria e Sonia Maria. O tema era a história dos três loteamentos.

No final da entrevista, perguntei ao entrevistado se ele tinha fotos do início do Ana Maria. O engenheiro respondeu que tinha se desfeito das fotos e negativos há poucos dias. Então brilhou uma luz nos seus olhos: “Veja se o material ainda está aí!” – no caso, na lixeira ao lado da mesa em que conversávamos.

Nem precisei levantar. Estiquei o braço direito e retirei, literalmente do lixo, fotos maravilhosas do tempo do loteamento, que serviram de propaganda para a venda de lotes. Junto das fotos, os negativos em preto e branco.

Naquele momento, um milagre acontecia. E uma parte da memória urbana de Santo André se salvava.

SEGUNDO MILAGRE

Nesta região entre Santo André e São Paulo existiu a capela/oratório dos Cardoso Franco que marcou a Fazenda Oratório – cujo nome é emprestado aos parques Oratório e Novo Oratório.

Da capela/oratório eu tinha notícias. Mas não sabia sua exata localização. Então, em 2016, dois fatos ocorreram: li uma notícia no Estadão de solenidade realizada nesta capela/oratório 100 anos atrás, em 1916; e entrevistei antigo morador que se lembra da capela e sabe o ponto exato em que ela ficava, exatamente no Jardim Ana Maria – ficamos de ir até lá, o que faremos em breve.

MEMÓRIA EM CONSTRUÇÃO

São dois episódios apenas do Jardim Ana Maria. Existem outros. Fiz um estudo pormenorizado que você pode consultar no Museu de Santo André. Veja na biblioteca do museu. Procure as pastas do Projeto Viva Cidade, referentes à primeira gestão do prefeito Celso Daniel (1989-1992). Procure pelo Ana Maria. E você terá acesso a várias notícias que podem te auxiliar.

IMPORTANTE

Não se contente apenas com a pesquisa de terceiros, como a nossa. É necessário continuar a pesquisar. Você, que atua no bairro, tem total possibilidade de descobrir novas coisas, que serão inéditas e ajudarão na construção da nossa Memória.

Deixo uma dica, inédita: localize as três irmãs Maria: Ana, Silvia e Sonia. Ao menos, reúna as fotos das três. Ninguém da memória e do jornalismo fez isto – ao menos que eu saiba. Seja o primeiro a mostrar às populações dos jardins Ana Maria, Silvia Maria e Sonia Maria quem são suas madrinhas. Vá em frente e tenha boa sorte.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 9 de janeiro de 1987 – ano 29, edição nº 6336

Manchete – Funaro (Dilson, ministro da Fazenda) descarta novo congelamento de preços

Dieese apura custo de vida de 39,29% após implantação do Plano Cruzado.

São Bernardo – Cultura terá Cz$ 22 milhões em 1987. Os recursos serão investidos em obras como a compra e instalação de nova aparelhagem de som no Teatro Cacilda Becker.

Voleibol – Supergasbrás vence a Pirelli na estreia de Isabel: 3 a 1 no Pedro Dell’Antonia.

Polícia – Encontrados corpos com marca de execução: três na Estrada do Montanhão, entre São Bernardo e Santo André, e um em Mauá.

Em 9 de janeiro de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a conferência dos aliados em Roma.

1927 – Samuel Verdinassi Guidugli nasce em Monte Azul Paulista. Vem para Santo André em 1944. Ingressa no Grupo Rhodia e ali permanece até 1977, a maior parte do tempo na Valisère. Foi vereador de 1956 a 1959.

1977 – O Gisela ganha do Tamoio por 2 a 0, no Estádio Pedro Furlan, em São Caetano, e conquista o título da Copa Di Thieni relativo a 1976.

1987 – Grande ABC recebe a primeira Delegacia de Polícia da Mulher: obra é inaugurada no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 9 de janeiro:

Em Santa Catarina, Arvoredo, Balneário Barra do Sul, Belmonte, Calmon, Formosa do Sul, Irati, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paraíso, Santa Helena e São Miguel do Passa Quatro.

Em São Paulo, Borebi, Embaúba e Iaras.

Em Minas Gerais, Centralina.

Na Paraíba, Itaporanga e São Vicente do Seridó.

No Rio Grande do Norte, Jundiá.

No Paraná, Laranjal.

Em Goiás, São Miguel do Passa Quatro.

Santos do Dia

Santo André Corsini (Itália, Florença, 1302 – Fiesole, 1374). Carmelita. Chegou a bispo de Fiesole.

Adriano

Marciana

Vidal

Escola Amaral Wagner convida...

Publicamos a terceira lista dos bacharelandos do Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Utinga, Santo André. Em janeiro de 1962, a escola vivia momentos de expectativa para a formatura que se realizaria no Palácio de Mármore do Moinho São Jorge, na Avenida dos Estados.

José Adauri Farat, José Carlos Fernandes, José Da Rosa, José Ketchkech, José Peres Pereira, José Tardochi Filho.

Koichi Honda.

Lázaro Roberto Lima, Leliana Merlim, Lúcia Ferreira Lauretti.

Manoel Ruy Filho, Margareta Runge, Maria Alice Tavares Vigário, Marlene Marchi, Marlene Michelangelo Rossato, Meire Eva de Souza.

Acervo: Douglas Piccolo

Continua...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;