Internacional Titulo
Fantasma das eleições antecipadas começa a pairar sobre Olmert
Da AFP
09/05/2007 | 11:32
Compartilhar notícia


O ex-primeiro-ministro trabalhista de Israel Ehud Barak acenou com a possibilidade de realização de eleições antecipadas. E enquanto isso, o gabinete de Ehud Olmert examinava nesta quarta-feira a parte secreta do relatório da comissão de investigação sobre a guerra no Líbano.

Barak voltou à arena política ao afirmar na terça-feira à noite que convocará eleições antecipadas caso vença as primárias trabalhistas de 28 de maio.

Isto ocorre após o relatório provisório da comissão de investigação do juiz Eliahu Winograd sobre as falhas da guerra no Líbano, divulgado na semana passada.

Barak evitou fixar a data desta eventual consulta, mas se declarou disposto "a assumir durante este período transitório a função de ministro da Defesa", exercida atualmente pelo número um do trabalhismo Amir Peretz.

Ex-chefe do Estado-Maior, Barak está entre os favoritos para as primárias trabalhistas, apesar de seu nome estar ligado ao fracasso das negociações de Camp David de julho de 2000 com Yasser Arafat e o presidente americano Bill Clinton, quando era primeiro-ministro.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Yédiot Aharonot, Barak obteria no primeiro turno 32% dos votos, contra 29% para Ami Ayalom, um ex-chefe do Shin Beth, e 18% para Amir Peretz.

Ainda segundo a pesquisa, Ayalon venceria Barak no segundo turno.

O comitê central trabalhista deve se reunir no domingo para discutir a respeito do relatório Winograd que critica severamente Olmert, Peretz e o ex-chefe do Estado-Maior Dan Halutz.

Durante a reunião poderá ser votada a permanência do partido na maioria do governo.

Caso se pronuncie contra a aliança com Olmert, "o partido fixará uma data para sua saída", disse um oficial trabalhista que solicitou anonimato.

O líder da oposição, Benjamin Netanyahu, número um do Likud (direita), também se manifestou a favor de eleições antecipadas, das quais sairia como o grande vencedor, segundo as pesquisas.

Se os 19 deputados trabalhistas se retirarem da maioria, Olmert ficará apenas com o apoio de 59 dos 120 membros da Câmara.

Neste caso restariam três opções: a demissão, uma reestruturação do gabinete ou eleições antecipadas.

De acordo com os analistas, do ministério da Defesa, Barak poderá reverter a tendência e superar Netanyahu em um futuro confronto.

Já Ayalon poderá promover uma nova aliança com o Kadima, dotado de uma nova direção até o fim da legislatura em 2010.

A principal rival de Olmert no Kadima é a ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni.

O gabinete de segurança se reuniu nesta quarta-feira a portas fechadas para examinar a parte secreta do informe Winograd.

"Não haverá comunicado desta reunião, a não ser que sejam tomadas decisões operacionais", informou o porta-voz de Olmert.

Segundo a imprensa israelense, a comissão Winograd pretendia divulgar os testemunhos de Olmert, Peretz e Halutz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;