Cultura & Lazer Titulo Para refletir
Cia teatral da região debate violência sexual

‘Nunca Mais, Coração de Mulher’ tem como objetivo incentivar vítimas a denunciarem agressores; peça vai até 22 de abril

Caroline Manchini
Especial para o Diário
12/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Virgínia Florotti


 Em março, as mulheres são lembradas por seus feitos e conquistas. Para celebrar o verdadeiro significado da data, a companhia teatral O Tom da Graça, de São Caetano, apresenta aos domingos, às 19h, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, no Ipiranga, o espetáculo Nunca Mais, Coração de Mulher.

Com direção de Rita Ivanoff e interpretação das atrizes Lize Nascimento e Julieta Nóbrega, a peça retrata o universo feminino e levanta debate a respeito do tema que assombra, todos os dias, milhares de mulheres: a violência sexual. Para dar vida à história, as atrizes pesquisaram e estudaram, durante um ano, a realidade das vítimas. “Buscamos depoimentos reais. Foi um processo muito doloroso, mas que deu profundidade ao nosso trabalho. Tivemos até acompanhamento psicanalítico”, conta Lize.

A personagem Paula, interpretada pelas duas atrizes, foi abusada na adolescência e, durante a peça, mergulha em memórias que trazem à tona acontecimentos sombrios. As lembranças são carregadas de sentimentos distintos, como medo, raiva, vergonha, prazer e ódio. Apagá-las não é possível e, ciente disso, ela encontra forças para superar o passado, que a acompanhou, silenciosamente, por quase toda a vida.

O objetivo do espetáculo é incentivar mulheres, que foram violentadas sexualmente, a denunciarem os agressores, além de mostrar a elas que é possível seguir em frente. “Ainda existe muita vergonha, constrangimento ou até mesmo medo de fazer a denúncia. E é exatamente por isso que decidimos debater o assunto”, explica a diretora. “A principal importância da peça é quebrar esse silencio e, consequentemente, quebrar o tabu que existe em torno do tema”, acrescenta Lize.

Nunca Mais, Coração de Mulher foi escrita há mais de 15 anos por um homem, lder Miranda Costa e, depois de tanto tempo, ainda continua atual. A segunda temporada do espetáculo, que estreou em fevereiro de 2017, fica em cartaz até 22 de abril.

Nunca Mais, Coração de Mulher – Teatro. Na Casa de Teatro Maria José de Carvalho – Rua Silvia Bueno, 1.533, no Ipiranga. Até 22 de abril, aos domingos, às 19h (exceto dia 1º). Ingressos: De R$ 15 a R$ 40 (local). Gratuito para professores. Classificação: 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;