Memória Titulo
Um passeio ao Pão de Açúcar. E uma coincidência.

Hoje é Dia de São Sebastião, padroeiro de Rio Grande da Serra e de vários municípios brasileiros, entre os quais o Rio de Janeiro. E quando se fala...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é Dia de São Sebastião, padroeiro de Rio Grande da Serra e de vários municípios brasileiros, entre os quais o Rio de Janeiro. E quando se fala em Rio de Janeiro, lembra-se do Pão de Açúcar. Daí a foto de hoje, que tem uma bela história.

Outro dia, em sua casa no bairro Casa Branca, em Santo André, Antonio Guazzelli assistia TV quando teve a atenção chamada pelo apresentador Serginho Groisman, que colocou uma cópia desta foto no ar: "Vou mostrar a vocês a minha mãe."

"Não é possível", pensou Guazzelli. Ele tinha a mesma foto, tirada em 1958, quando, em companhia do amigo Gilberto Santana, também de Santo André, viajou para o Rio. Guazzelli lembra bem: a foto foi tirada entre os passageiros que embarcariam no bondinho, ainda de madeira. No retorno do passeio, quem quis pôde comprar a foto.

Guazzelli e Santana estão atrás na foto, à esquerda; a mãe do Serginho e esta moça loirinha, cabelos curtos e blusa listrada, a primeira à direita. Uma grande coincidência descoberta mais de meio século depois.

Livro novo

Edmir Camargo, de Santo André, lança hoje, às 19h30, durante a reunião do Rotary Clube de Santo André - Norte, o livro de sua autoria E de Elefante. Local: restaurante Baby Beef.

O trabalho é voltado à importância do atendimento a clientes. Destina-se a funcionários de todos os níveis hierárquicos e em todo tipo de empresa. O autor utiliza pequenas histórias exemplificativas seguidas de textos didáticos, com o objeto de tornar a leitura simples e o tema mais facilmente compreendido.

Primeiro de Maio

Completam-se hoje 60 anos desde que Américo Pinto Serra inscreveu seu filho Paulo Américo Pinto Serra como sócio do Primeiro de Maio FC. Uma história de fidelidade ao clube, do Paulinho e de toda a sua família.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo (1876), Piraju (1880) e Palmital (1919).

FERIADO MUNICIPAL

Em louvor a São Sebastião, hoje é feriado em Presidente Prudente, Sabino, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, entre outras cidades.

SANTOS DO DIA

Fabiano ou Fábio, Mauro de Casena e Sebastião.

Sebastião (na estampa) nasceu em Milão, Itália. Foi capitão do exército romano. Denunciado como cristão, foi condenado à morte a flechadas. Conseguiu sobreviver. Morreu açoitado por volta do ano 284. É considerado o padroeiro dos entalhadores e militares.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 20 de janeiro de 1980

Manchete - União reforçará as polícias estaduais para coibir violência.

Custo de vida - Preços sobem e o peso recai nos consumidores.

Mauá - Favela do Jardim Santa Cecília ganha posto de educação sanitária.

Carnaval - Batucadas anunciam a chegada de uma festa.

EM 20 DE JANEIRO DE...

1890 - Oficializado o Hino Nacional do Brasil.

1895 - Em abaixo-assinado endereçado ao presidente do Estado, moradores da região pedem que a nova Hospedaria dos Imigrantes projetada pelo governo fosse estabelecida na Estação de São Bernardo (hoje Santo André) ou na Vila de São Bernardo (hoje Centro de São Bernardo).

1940 - Inaugurada a nova sede do Ribeirão Pires Futebol Clube, ao som do Jazz-Band Apolo e com as bênçãos do padre Marcos Simoni.

1968 - Em solenidade realizada no Paço Municipal, é lançado oficialmente o Santo André Futebol Clube.

1970 - Chove forte. O Grande ABC sofre de novo. Uma menina morre no Jardim Petroni, em São Bernardo. O Paço de São Bernardo é ilhado.

1985 - Inaugurado o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo.

Trabalhadores

Nascem em 20 de janeiro:

1 - Benedito Maximiano da Fonseca. 1911. Natural de Ouro Fino (MG). Industriário da Rhodia. Residência: Rua Gonzaga Tranqui, 287.

2 - Rosalino Pereira. 1916. Natural de Monte Alegre (SP). Operário da firma Adubos. Fernando Hackradt & Cia. Residência: Rua Boa Vista, 135, bairro Camilópolis.

3 - Mario Barella. 1917. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Servente de fabricação da Rhodia. Residência: Rua Japão, 358.

4 - Alberto Parandini. 1923. Natural de São Simão (SP). Turbineiro da Rhodia. Residência: Rua Padre Vieira, 11.

Fonte: Primeiro livro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia do Farmacêutico, Dia Nacional do Fusca, Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi e Dia do Oxalá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;