Internacional Titulo
Denúncias de abusos de modelos abalam mundo da moda
Por Do Diário do Grande ABC
25/11/1999 | 11:43
Compartilhar notícia


Denúncias sobre drogas e abusos sexuais sao denunciados de maneira regular no mundo das modelos e da moda, que volta agora a estar no banco dos réus, devido a uma reportagem da BBC, em Londres.

Durante um ano, um jornalista da rádio e televisao britânica, Donald MacIntyre, filmou secretamente os abusos que ocorrem na profissao, em particular nos corredores da famosa agência internacional Elite.

Já no começo desta década, nos Estados Unidos, o programa de TV ``60 Minutes' provocou celeuma, ao acusar vários diretores de agências.

O problema nao é recente. As modelos, às vezes até as chamadas ``top models', passam de vez em quando das páginas das revistas de moda para a seçao policial dos jornais.

Há apenas um ano, a inglesa Kate Moss, ``esgotada' depois de ter se ``excedido com as festas', teve que realizar um repouso forçado numa clínica britânica. Naomi Campbell foi também levada para um hospital das Ilhas Canárias, oficialmente por causa de ``uma reaçao alérgica a antibióticos'.

Estes dois casos ocuparam a primeira página da imprensa, por causa da celebridade de suas protagonistas. Mas para milhares de modelos que nao sao conhecidas, e que nunca serao, a história chega a ter cores sórdidas.

A presidente do sindicato francês de modelos, Servane Cherouat, afirma que ``a ampla divulgaçao das estrelas da profissao faz esquecer que uma modelo, seja qual for sua idade ou sucesso, nao é um objeto de consumo nem um vulgar acessório para mostrar a roupa'.

Sherouat denunciou a proliferaçao de empresas chamadas ``de casting' que recrutam por meio de anúncios classificados ou pela Internet.

Atraídas pelo dinheiro fácil, ingênuas e vulneráveis, as aprendizes de modelo sao abundantes. E a situaçao tem se agravado nos últimos dez anos, por causa da abertura das fronteiras do Leste da Europa.

Muitas jovens, com idades entre 15 e 16 anos e que nem sequer falam a língua do país onde chegam, estao totalmente desprotegidas e correm o risco de cair nas maos das agências inescrupulosas, depois de ter fracassado nas que têm mais prestígio.

A importante proporçao de modelos dos países da Europa do Leste nas coleçoes se explica pelo recrutamento intensivo praticado pelas agências. ``As agências de modelos da Rússia, controladas pela máfia, se enfrentam numa guerra sem quartel', afirmou recentemente a diretora de uma filial da agência Ford, na Romênia.

No começo deste ano, a diretora de uma conhecida agência de modelos da Letônia foi presa, tentando introduzir no país cerca de dois quilos de cocaína.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;