Setecidades Titulo
‘Médico’ prende matador de menor
Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
04/08/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


Investigadores da Delegacia de Homicídios de São Bernardo prenderam nesta quarta o acusado de ter assassinado um adolescente no fim do ano passado. O cobrador José Barbosa de Lima, 56 anos, estava foragido desde que cometera o crime, em 12 de novembro, e nesta quarta teria de comparecer ao posto do INSS para que seu quadro médico fosse avaliado e continuar a receber o benefício. Ele está afastado do trabalho desde o início de 2004 por sofrer de hérnia de disco.

Lima disse ter matado o adolescente E.M., 16 anos, “no susto”. O crime ocorreu na casa do cobrador, na rua Curitiba, no Jardim Represa, em São Bernardo. O acusado tinha várias espécies de passarinhos silvestres – todos irregulares por não ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – e um deles teria sido roubado. “Era um coleirinha laranjeira com duas pintas na asa, que gastei mais de R$ 100 com remédio porque o passarinho tinha asma. Algumas pessoas me disseram que ele (o adolescente) tinha roubado a gaiola. Fui conferir e ele tinha um passarinho igual na casa dele, que era meu. Depois de reclamar com um tio do garoto, ele foi até lá e me devolveu o passarinho.”

No mesmo dia, segundo o cobrador, a mãe do garoto foi até a casa dele dizer que o menino tinha o passarinho há um ano e que, portanto, não havia roubado a ave. “Era mentira. O passarinho era meu”, afirmou. Na noite do mesmo dia, o próprio adolescente foi até a casa do cobrador acompanhado de um amigo reaver a ave. “Quando vi que ele estava no portão peguei minha arma e coloquei no bolso.” O acusado disse que a arma, uma bereta 6.35 com numeração raspada, tinha sido deixada em um ônibus. Em vez de entregar a pistola para a polícia, ele a guardou “para se proteger de bandidos” que, de acordo com ele, o perseguiam.

Ao encontrar o adolescente no portão, teria começado a discutir com ele. Em determinado momento, tirou a arma do bolso e atirou. “Não queria atirar, só queria me defender. Apontei a arma e apertei o gatilho sem querer. Matei o garoto no susto.” O rapaz levou um tiro no peito e foi socorrido no pronto-socorro da unidade de saúde do bairro Demarchi.

Lima fugiu logo após ter cometido o crime. No dia seguinte, a Polícia Ambiental foi até o local e apreendeu os pássaros silvestres que mantinha em cativeiro. Ele disse ter fugido para Sorocaba, onde teria conhecidos, mas desde março estava trabalhando como caseiro em uma chácara próxima a Peruíbe, no Litoral Sul. O cobrador disse que só voltou a São Bernardo duas vezes, sempre para passar pelo médico do INSS. A primeira, passou incólume. Na segunda vez – nesta quarta –, foi preso por policiais disfarçados da Delegacia de Homicídios.

Os investigadores informaram que testemunhas teriam dito que o cobrador não aparecia mais em São Bernardo. A exceção era quando tinha de comparecer ao INSS para passar por exame. Caso faltasse na avaliação médica, não receberia mais o benefício por licença.

Com base nas informações, os policiais souberam que ele deveria comparecer na manhã desta quarta ao posto de São Bernardo. No local, dois investigadores colocaram avental semelhante ao utilizado por médicos para evitar que ele desconfiasse da ação e fugisse. Lima foi preso na sala de espera. No bolso da calça, ele trazia a arma do crime carregada de balas. “Sempre andava armado para me defender, mas só usei a pistola uma só vez, para atirar no garoto que roubou o meu passarinho.” O cobrador vai responder por homicídio e porte ilegal de armas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;