Internacional Titulo
Índia manterá janela aberta para exportar trigo a países com déficit alimentar
15/05/2022 | 10:13
Compartilhar notícia


O secretário de Comércio da Índia, B.V.R. Subrahmanyam, disse a repórteres hoje que o governo manterá uma janela aberta para exportar trigo para países com déficit alimentar, apesar das restrições anunciadas dois dias antes. O país também permitirá que empresas privadas cumpram compromissos anteriores de exportar quase 4,3 milhões de toneladas de trigo até julho. A Índia exportou 1 milhão de toneladas de trigo em abril.

Um aviso no diário do governo da Diretoria de Comércio Exterior disse na última sexta-feira (13) que um aumento nos preços globais do trigo estava ameaçando a segurança alimentar da Índia e de países vizinhos e vulneráveis. Um dos principais objetivos das restrições às exportações é controlar o aumento dos preços domésticos. Os preços globais do trigo subiram mais de 40% desde o início do ano.

Antes da guerra, a Ucrânia e a Rússia representavam um terço das exportações globais de trigo e cevada. Desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, os portos da Ucrânia foram bloqueados e a infraestrutura civil e os silos de grãos foram destruídos. Ao mesmo tempo, a própria colheita de trigo da Índia sofreu com uma onda de calor recorde que está prejudicando a produção.

O secretário disse que a produção de trigo da Índia este ano caiu três milhões de toneladas em relação a 106 milhões de toneladas no ano passado. Os preços do trigo subiram de 20 a 40% na Índia. "O atual aumento dos preços parece ser uma reação de pânico, e não uma reação baseada em um colapso genuíno na oferta ou um repentino aumento da demanda", disse Subrahmanyam.

(Com Associated Press)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;