Memória Titulo
A filha de João Dussin completa 90 anos

Dona Alzira Dussin Murari chega hoje aos 90 anos com toda disposição e vivacidade.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Dona Alzira Dussin Murari chega hoje aos 90 anos com toda disposição e vivacidade. Bem falante, simpática, agradável, ela resgata uma informação - entre tantas - que apenas os antigos e estudiosos conhecem: a área da atual Vila Humaitá e do Centreville fizeram parte no período anterior à urbanização de uma área rural chamada Tijuco Preto.

Foi em Tijuco Preto que Alzira nasceu, em 8 de outubro de 1920, filha de João Dussin e Edwirges Sofiatti, ele oleiro e técnico de tecelagem, ela costureira; ele nascido em Treviso, ela em Mantova. Italianos que antes de se fixar em Santo André residiram no interior.

Solteira, a jovem Alzira foi torcedeira na Rhodiaceta e depois transferiu-se para o Lanifício Kowarick, mesma indústria onde trabalhava João Dussin, que é hoje nome de uma avenida importante que interliga Santo André à Vila Baeta, em São Bernardo.

Dona Alzira casou-se em 1943 com Antonio Murari, natural de Pedreira (SP). O namoro começou no 'vai-e-vem' ou footing da antiga Santo André. O casamento foi na igreja do Carmo. O casal teve duas filhas, Maria de Lourdes e Edna, que foi executiva da Sears, Mesbla e Pão de Açúcar e hoje leciona no Senac.

Há 25 anos dona Alzira reside em Rudge Ramos. Ou seja: nunca deixou o Grande ABC. Participa das atividades da Paróquia de São João Batista e cuida com carinho de Tininha, uma gatinha de 14 anos. São duas netas, Rosana e Cristiane, e três bisnetas, Paola, Lorenza e Ettore.

Trabalhadores
Nascem nos primeiros dias de outubro:

1º-10-1898 - Segundo Marcola. Natural de Jaú. Sócio nº 79 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residia à Avenida Padre Anchieta, 172.
2-10-1905 - Adanay Wandem. Paulistano. Chumbeiro da Rhodia. Residia à Avenida Antonio Cardoso, 1.250.
3-10-1919 - José Schievenin. Nasceu em Campinas. Sócio nº 20 do Sindicato dos Químicos do ABC. Destilador da Rhodia. Residia à Rua Guadalupe, 5, Parque das Nações.
4-10-1898 - Otaviano Vilas Boas. Natural de Águas da Prata (SP). Servente da Rhodia. Residia à Rua Coronel Ortiz.
5-10-1921 - José Rodrigues. Nasceu em Mogi Mirim. Servente da Rhodia. Residia no bairro Sacadura Cabral.
6-10-1915 - Armando Domingos Barros. Nasceu em Santo André. Destilador da Rhodia. Residia à Rua Carijós, 193.
7-10-1906 - Jacob Felde. Nasceu em Belgrado, Iugoslávia. Operário do setor de moagem da Sociedade de Produtos Agrícolas Industriais. Residia no Ipiranga.
8-10-1911 - João Azevedo Costa. Natural de Barreiras. Servente da Rhodia. Residia na Vila Apiaí.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Um circo em Ribeirão Pires. Chamava-se "Nasca" e seu formato era triangular. Foi montado defronte à antiga Igreja Matriz, entre as paineiras recém-plantadas. Corria o ano de 1898. O Circo Nascaa retornou a Ribeirão Pires em 1920.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 8 de outubro de 1980

Manchete - Planalto assume o encargo de mudar sistema salarial.

São Bernardo - Quatro meninos concorrem à eleição para prefeito da Cidade da Criança: Alexandre Augusto R. Flores, Denis Muller Ramos, José Giolo Filho e Marcio Parpinel.

São Caetano - Formada a Associação dos Promotores de Diversão do Município.

Editorial - Hora de acabar com mordomia de carro oficial.


EM 8 DE OUTUBRO DE...

1938 - Fundado o Sindicato dos Químicos do ABC: Joaquim Rodrigues Corrêa (Joaquinzinho) foi o primeiro presidente; Paulo Lage é o presidente atual.

1970 - Iniciado tríduo de preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Vila Barcelona, São Caetano, com pregação do cônego Belisiário Elias de Souza, da Matriz da Vila Vitória, em Mauá. Tema: a importância da devoção a Nossa Senhora após o Concilio Vaticano 2º.

HOJE

Dia do Químico do ABC, Dia do Nascituro, Dia pelo Direito à Vida, Dia do Nordestino, Dia Mundial do Lions Clube.

SANTOS DO DIA

Lourença, Nestor, Pelágia, Tais, Reparata e Simeão.

Na estampa, Santa Brígida (Suécia, 1302-1315). É a padroeira da Suécia e das viúvas. Sua festa é celebrada em 23 de julho - a celebração, até 1969, ocorria em 8 de outubro.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

ANASTÁCIO BROLEZZI
(Lindóia, SP, 8-1-1931 -
Santo André 5-10-2010)

Militante católico, político e sindical. E trabalhador. Assim pode ser definido Anastácio Brolezzi. Descobriu Santo André ainda jovem. Tornou-se militante da JOC - Juventude Operária Católica - que o levou a viajar a Roma em 1957 para participar do 1º Congresso Mundial da JOC.

A Firestone foi um dos seus primeiros empregos. Jocista e operário, e descontente com os rumos do sindicato da sua categoria - o dos Borracheiros - liderou a organização da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Borracha, em 1956, que questionava a posição considerada adesista ou pelega das lideranças da categoria. Por isso foi perseguido e taxado de comunista - o que absolutamente não era - perdendo o emprego.

A Igreja de Santo André sempre acolheu Anastácio Brolezzi. Dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro bispo diocesano do Grande ABC, o tinha em conta. No acervo de Brolezzi há uma foto, de 1955, em que dom Jorge aparece colocando o distintivo em novos jocistas.

Aqueles anos 1950 e 1960 eram marcados pela Comunhão Pascal nas fábricas. Brolezzi participava, levando religiosos e autoridades civis aos locais de trabalho. Ações contra a carestia (inflação); encontros e congressos de jovens trabalhadores; assembleias como a histórica greve da Rhodia em 1959; passeatas pelo abono de Natal, que resultou na criação do 13º salário; a fundação do Movimento de Orientação Sindical, com jocistas e integrantes dos Círculos Operários - tudo isso marcou a vida e formação de Anastácio Brolezzi.

Imagens e depoimentos seus podem ser vistos num livro imprescindível para quem queira entender a realidade social do Grande ABC de 40 e 50 anos atrás, A Igreja e o Movimento Operário no ABC, da professora Heloisa Helena T. de Souza Martins (Editora Hucitec, PMSCS, 1994).

Filho de Urbano e Angelina Brolezzi, Anastácio Brolezzi casou-se em Santo André com Raquel Nasser, em 1º de maio de 1960. Tiveram quatro filhos: Paulo Afonso, Ana Lúcia, Antonio Carlos e Célia Regina, que lhes deram nove netos. Partiu aos 79 anos e está sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO CAETANO
Gilda Giuntini Vecchi, 90 anos. Dia 4. Cemitério de Vila Paula.
João Schoberle, 75. Natural de São Paulo (SP). Dia 3. Cemitério de Vila Paula.
Rosemerei Iwag oe, 48. Natural de Santo André. Dia 4. Cemitério de Vila Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;