Memória Titulo Coluna
Notícias da cidade

Amigo leitor: nesta Semana São Bernardo 2020, veja até onde se chega ao focalizar um tema ao mesmo tempo importante e esquecido, o das olarias, indústria artesanal que não existe mais na cidade de São Bernardo. A Memória de hoje reúne gente de raiz em terras de Bernô, D’Angelo, Pelosini, Romano, com ilustração de um irmão querido e saudoso, Beltran Asencio, o fotógrafo da cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Você se lembra de uma olaria no fim da Rua Tiradentes, vizinha ao clube da Volks?

O campo de futebol deste clube foi construído por José (o Zezinho) e João Romano para o time de futebol que leva seus nomes, Irmãos Romano. A olaria era dos Picolli – eles tinham um cavalo tordilho lindo.

Você conheceu um senhor que morava depois da Emparsanco (que naquela época esse terreno era do meu avô), já no morro, Sr. Fermino? Era bem velhinho. Ele tinha uma charrete que usava para levar professoras deste bairro até as escolas vizinhas.

Roberto Pelosini

Nota da Memória - Prezado Pelosini: quantas boas informações você divide com os leitores! Toda essa área se transformou, nas fraldas do Pico do Bonilha – para lembrar expressão do saudoso historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa, o primeiro a estudar sistematicamente a memória da cidade de São Bernardo. 

Com certeza, outros leitores se lembrarão destes cenários e personagens que você narra. Tem sido assim ao longo da jornada da página Memória aqui no Diário, quase 33 anos de estrada.

Prezado Vicente D’Angelo, você teria informações sobre a olaria dos Picolli, citada pelo Roberto Pelosini?

E como o Pelosini falou da Seir, segue a camisa da saudosa equipe, do acervo do memorialista Luiz Romano, de São Caetano.

IRFM

Narra o casal Vicente e Elexina D’Angelo: a olaria das Indústrias Reunidas F. (de Fábrica e não Francisco) Matarazzo situava-se nas imediações do atual Parque do Piqueri, Zona Leste de São Paulo. A família Matarazzo a adquiriu de Genaro Perfetto por volta de 1927.

Este tijolo (24 x 11 x 6 cm) foi recolhido da demolição da vila das casas dos ex-funcionários da Fiação e Tecelagem Lídia, localizada junto à chácara dos Matarazzo, na atual Vila Lusitânia, em São Bernardo. 


Diário há meio século

Quinta-feira, 27 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1319

Manchete – Conselho poderá revisar cassações. Era apresentado à Câmara dos Deputados projeto de lei criando o Conselho Consultivo de Revisão da Suspensão dos Direitos Políticos.

São Caetano – Prefeito Oswaldo Massei assinava decreto declarando de utilidade pública área entre as ruas Rio Grande do Sul, Guaicurus e José Benedetti: 6.800 m² para a construção da garagem municipal e refeitório para os 544 operários municipais.

Especial – Um dos maiores centros avícolas da América do Sul estava em São Bernardo, a Colônia Mizuho, no bairro Cooperativa.

Escrevia o jornalista Hildebrando Pafundi:

- Colonos edificaram um pedaço do Japão em São Bernardo.

- Manchas coloridas correm nos tanques, são as belas carpas.

- Um Prêmio Nobel visitou o Mizuho, o físico Hideki Yukawa, por formular a hipótese dos mésons, baseado em trabalhos teóricos sobre forças nucleares. O prêmio foi obtido por ele em 1949.

- Desde 1960 desenvolvia-se no Mizuho o cultivo do cogumelo.

Mário Otsubo – hoje no Japão – fotografava Riuichi Matsumoto, o ‘prefeito’ do Mizuho. 

Santa do dia 

- MÔNICA (na estampa com seu filho Agostinho): padroeira das Mães Cristãs: Tagaste, atual Argélia, em 331 – Ostia, Itália, em 387

Hoje

- Dia do Corretor de Imóveis

- Dia Nacional do Psicólogo

Municípios paulistas

Celebram aniversários em 27 de agosto:

- Matão, elevado a município em 1898, quando se separa de Araraquara

- Americana, elevado a município em 1924, quando se separa de Campinas

- Itobi, elevado a município em 1959, quando se separa de Casa Branca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;