Internacional Titulo
Hezbollah volta atacar Israel
Por Do Diário do Grande ABC
05/05/2000 | 09:43
Compartilhar notícia


Os guerrilheiros do Hezbollah lançaram pelo menos 20 foguetes nesta sexta-feira contra o Norte de Israel pelo segundo dia consecutivo, o que levou milhares de habitantes aos abrigos antibombas, apesar das advertências israelenses sobre represálias mais severas.

Vinte foguetes do tipo Katiusha caíram nesta sexta de manha em duas regioes do Norte de Israel próximas da fronteira libanesa, na zona de Kyriat Shmona e perto da costa do Mediterrâneo.

Estes novos ataques ocorreram um dia depois da salva de foguetes desta quinta contra Kyriat Shmona, que matou um soldado israelense e feriu 26 civis e outro soldado.

O vice-ministro israelense da Defesa, Ephraim Sneh, havia ameaçado antes o Líbano com respostas mais severas do que os ataques aéreos efetuados durante esta madrugada, se cidades israelenses fossem bombardeadas de novo pelo Hezbollah.

``Temos sido um pouco mais firmes em nossa resposta e podemos ir ainda mais longe' se Israel for atacado de novo, declarou Sneh, antes da informaçao sobre novos disparos de Katiusha desta sexta-feira contra o Norte de Israel.

O ataque desta quinta-feira contra localidades do Norte de Israel ``traduz uma vontade de escalada do Hezbollah, apoiado pela Síria, mas os que estimulam a escalada devem saber que sofrerao as conseqüências', adiantou o vice-ministro, braço direito do governo de Ehud Barak para os assuntos de defesa. Barak acumula também a Pasta de Defesa.

O vice-ministro de Defesa acusou o Hezbollah de ter pretendido ``provocar um massacre' porque o ataque foi feito no final da tarde, quando havia muitas pessoas nas ruas.

Esta sexta-feira, pouco depois das 6h30 GMT (três horas a menos em relaçao ao horário de Brasília), os foguetes foram disparados em três salvas e caíram sobre a Galiléia ocidental, principalmente na localidade fronteiriça de Nahariya, provocando incêndios e danos, adiantaram as mesmas fontes.

Poucos minutos depois, várias salvas caíram sobre Kyriat Shmona e seus arredores, destruindo três casas. Ainda nao se sabe se há pessoas entre os escombros.

O movimento integrista xiíta Hezbollah assumiu em um comunicado a responsabilidade pelo disparo dos foguetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;