Setecidades Titulo
Pacotes para estética podem prometer resultado inalcançável
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
12/11/2005 | 07:57
Compartilhar notícia


Ao procurar uma clínica de estética, é bom lembrar que milagres não existem. As clínicas proporcionam benefícios, podendo realmen-te reduzir medidas, suavizar estrias, celulites e gorduras localizadas, mas deve-se ter sempre em mente que os resultados não são imediatos. Ao procurar esse tipo de serviço, o consumidor deve ficar atento a uma série de detalhes, como profissionais e aparelhos utilizados (veja quadro abaixo).

Renata Molina, técnica de defesa do consumidor, orienta a ter cuidado com os pacotes oferecidos pelas clínicas, muitas vezes pelas recepcionistas do local, nem sempre preparadas para o atendimento. “É comum adotarem como prática a oferta de publicidade veiculada a resultados nem sempre atingidos.” Valdirene Marconi, 35 anos, de Santo André, mas atualmente vivendo em São Paulo, freqüenta clínicas de estética há seis anos. Parou somente quando teve bebê, há cerca de um ano e meio. Por recomendação médica, retomou o tratamento há dois meses. “Estava muito estressada no trabalho, somatizando os problemas, e uma médica me recomendou fazer drenagem linfática.”

Ela diz que o tratamento foi indicado por ativar a circulação, ideal para sua função de gerente de contas, que lhe exige muitas horas de trabalho sentada. Outro objetivo do tratamento, afirma Valdirene, é a redução de gorduras localizadas e o inchaço pós-gravidez. Para isso, ela fez sete sessões em dois meses, e pretende fazer outras dez, porém num espaço de tempo maior. “Agora que perdi peso e reduzi medidas, quero fazer apenas a manutenção.”

Eneida Oliveira, esteticista do espaço Model Hair, em Santo André, lembra que é comum, para redução das celulites e gordura localizada, as clínicas oferecerem tratamento de massoterapia em vez de drenagem linfática. “A drenagem é feita com movimentos lentos e suaves, e não com força, como na massoterapia”, explica. A esteticista também lembra que nenhum tratamento faz efeito se não é acompanhado de uma reeducação alimentar e exercícios físicos. “Tem que fazer uma atividade física, moderar alimentação e beber no mínimo 2 litros de água para ajudar as células a fazer melhor o metabolismo”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;