Internacional Titulo
Força terrestre da OTAN exigiria centenas de soldados
Por Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 16:22
Compartilhar notícia


O envio de uma força terrestre por parte da OTAN a Kosovo exigiria centenas de milhares de soldados para enfrentar a resistência armada sérvia, declarou neste domingo o chefe do Estado Maior conjunto dos Estados Unidos, Henry Shelton.

``Estas tropas ficariam na regiao por um período relativamente longo o que representaria uma situaçao extremamente perigosa, exceto se houver um acordo político', explicou Shelton à rede de televisao NBC. Ele explicou que o governo americano nao planeja mandar forças terrestres a Kosovo.

As autoridades de Washington se prontificaram a mobilizar em Kosovo 4.000 soldados dentro de uma força da OTAN de 26.000, sempre e quando houver um acordo entre os protagonistas do conflito.

Também o ministro das Relaçoes Exteriores francês, Hubert Védrine, havia descartou neste domingo ``a hipótese de uma guerra terrestre' na Iugoslávia. Estimou que a intervençao da OTAN será uma ``questao de dias, nao de semanas'.

``Estamos num período difícil, mas inevitável', acrescentou, destacando que a intervençao dos avioes da Aliança Atlântica será ``questao de dias, nao de semanas'.

O ministro alemao das relaçoes exteriores, Joschka Fischer, também excluiu em Berlim uma intervençao terrestre de tropas da Otan na Iugoslávia.

Tal intervençao ``nao está prevista', disse ele, durante as discussoes preparatórias do fórum Asia-Europa (Asem) que reúne nesta segunda, em Berlim, os representantes de 25 países.

Fischer qualificou a situaçao em Kosovo de ``muito séria' e falou de uma ``política de violência' do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic contra as populaçoes civis que ``é inaceitável'. O chefe da diplomacia alema pediu a Milosevic que volte ao caminho da paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;