Setecidades Titulo Tragédia
Chega a 34 número de vítimas fatais em Brumadinho; AGU diz que Vale é culpada

Oito corpos já foram identificados e há ainda 251 desaparacidos; buscas serão retomadas hoje

Daniel Macário
Diário do Grande ABC
27/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro dia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após a enxurrada de lama que seguiu o rompimento de barragem da mineradora Vale, foi marcado pelo resgate de mortos e de sobreviventes. Segundo o governo mineiro, no total 34 corpos foram encontrados sem vida por equipes do Corpo de Bombeiros. Oito deles já foram identificados, enquanto pelo menos 251 pessoas permaneciam desaparecidas até o fechamento desta edição.

Em dia marcado pela visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que sobrevoou a área atingida pela lama e anunciou que o governo de Israel ofereceu ajuda para localizar os desaparecidos, o chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), ministro André Mendonça afirmou que a mineradora Vale é a responsável pelo desastre em Brumadinho. “Há uma responsabilidade pelo que aconteceu. A responsável por isso, pelo risco do próprio negócio, é a empresa Vale do Rio de Doce”, disse.

Embora destaque que é preciso aguardar as apurações e o levantamento dos órgãos técnicos para verificar a extensão do dano causado pela tragédia, o ministro antecipou que a empresa pode ser responsabilizada nas esferas civil, administrativa e até mesmo criminal. A pedido da Advocacia-Geral de Minas, a Justiça bloqueou ontem R$ 6 bilhões da empresa para despesas ambientais, após ação cautelar protocolada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

A Vale informou que está empreendendo todos os seus esforços, em caráter de máxima urgência, para levantar todas as informações possíveis sobre o acidente e divulgá-las o quanto antes. O governo de Minas Gerais promete retomar na manhã de hoje as buscas por desaparecidos.Até o momento, 366 pessoas foram resgatadas, sendo 221 funcionários da Vale e 145 terceirizados. Há 23 hospitalizados. (do Estadão Conteúdo)

Servidor de São Bernardo sugere boicote a ação feita por Sto.André

Funcionário da Câmara de São Bernardo, João Antonio Cardoso, conhecido como Meio Kilo, sugeriu ontem nas redes sociais boicote à campanha de arrecadação de donativos feita pela Prefeitura de Santo André para atendimento de vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ex-filiado ao PSDB, partido do prefeito andreense Paulo Serra, o servidor atribuiu sua postura a um ato de oposição ao mandatário de Santo André. “Vejo a ação como politicagem. Não estou fazendo um boicote, simplesmente sugeri que as pessoas fizessem doações em outros pontos, como a Diocese da cidade de lá, como eu mesmo fiz”, afirmou o servidor, que não quis divulgar a quantia doada.

A ação de boicote, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais, foi recebida com repúdio por moradores e políticos da região. O Diário apurou que vereadores de São Bernardo lamentaram a atitude do servidor ao citar que o exemplo “desastroso” dele serve de referência como más práticas dentro das gestões públicas.

Os vereadores pedem ainda punição “rigorosa” ao servidor como forma de evitar que fatos como este se repitam.

Logo após a repercussão negativa do caso, a mensagem encaminhada pelo funcionário público por meio do aplicativo WhatsApp foi apagada em diversas conversas.

Procurado pela Diário para repercutir o caso, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, não foi localizado até o fechamento desta edição.

Região mobiliza rede de solidariedade

Moradores e autoridades da região iniciaram ontem grande mobilização para dar assistência a vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde a tragédia, prefeituras em conjunto com a sociedade têm promovido rede de solidariedade para captar doações destinadas às pessoas que tiveram suas casas destruídas.

Por meio do Núcleo de Inovação Social, a Prefeitura de Santo André tem feito a arrecadação de donativos em três pontos espalhados pela cidade: Shopping ABC, Atrium Shopping e Shoppinho Santo André. Serão arrecadados, segundo a administração municipal, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, ração e itens de higiene pessoal.

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano passará a receber doações a partir das 9h de hoje, na Rua Antônio Bento, 140.

Em conjunto com grupo de empresários, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) afirma que prestará auxílio a parentes de vítimas que morem na cidade e desejam acompanhar a busca realizada pelo Corpo de Bombeiros. “Pagaremos com recursos nossos a passagem desses familiares.”

Grupos de moradores da região também organizam arrecadação de doações em pontos diversos. Em Santo André, a Água Viva Natação, situada na Avenida Doutor Antônio Álvaro, 380, Vila Assunção, realiza a coleta de donativos de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Ontem à tarde, porém, o governo de Minas Gerais anunciou que as doações já feitas para as vítimas de Brumadinho são suficientes. A arrecadação de donativos, no entanto, pode ser retomada a qualquer momento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;