Cena Política Titulo
Aplauso para as sogras de Mauá
Por Raphael Rocha
23/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A política de Mauá foi pega de sopetão com a prisão do prefeito Atila Jacomussi (PSB), no dia 9, em decorrência da Operação Prato Feito, da PF (Polícia Federal), que apontou superfaturamento em contratos da merenda e dos uniformes escolares em cidades paulistas. Prova disso foi a sessão do dia anterior à diligência. Nos trabalhos do dia 8, o vereador Irmão Ozelito (SD), integrante da base de apoio de Atila na Casa, viu sua moção de aplausos ao dia da sogra ser aprovada pelo plenário. “A homenagem foi criada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em 1958, época onde os servidores federais enfrentavam atrasos no pagamento de salários. Na hora do aperto, quem acabava ajudando no orçamento doméstico era a sogra, popularizando a expressão: ‘Se salva quem tem sogra’”, justificou o parlamentar.

Caminho traçado?
Vice-prefeito de São Bernardo e ex-secretário de Serviços Urbanos no governo de Orlando Morando (PSDB), Marcelo Lima (PSD) tende a ser candidato a deputado federal na eleição deste ano. Tanto que o pessedista vem conversando com dois pré-candidatos a deputado estadual na região: o presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), e o vereador Chiquinho do Zaíra (Avante).

Pleito – 1
O presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB), foi para Brasília na sexta-feira em peregrinação em gabinetes de caciques de sua legenda. Ele conseguiu audiência com o senador Romero Jucá (MDB-RR) e reforçou o pleito de lideranças da sigla na região em ter uma vaga de suplência na candidatura ao Senado do partido – provavelmente liderada pela ex-prefeita Marta Suplicy.

Pleito – 2
“Estamos estruturados, temos a ex-deputada Vanessa Damo e, atualmente, uma prefeita (Alaíde Damo, MDB, de Mauá, que exerce a função interinamente pela prisão de Atila Jacomussi, PSB). Isso sem contar os vereadores. Por isso acredito que o Grande ABC tem totais condições de indicar um suplente na chapa ao Senado”, justificou Pio Mielo. Ele mesmo colocou o nome à disposição.

Punição revertida
As contas de 2013 da Câmara de São Bernardo, sob gestão do vereador Tião Mateus (PT), foram aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A Corte, inicialmente, apontou irregularidades, como excesso de números de cargos em comissão na comparação com as funções concursadas. Tião ingressou com recurso no tribunal e seus argumentos foram aceitos.

Animação – 1
Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) organizou no sábado reunião com seu grupo de apoio. “Estou muito animado e com muita saúde. Temos um nome sempre lembrado na cidade, devido às experiências exitosas dos nossos governos, que deixaram um legado de transformações sociais e econômicas reconhecidas pela população”, declarou.

Animação – 2
Oswaldo, aliás, intensificou o diálogo com militantes do PT que estavam próximos do ex-prefeito Donisete Braga, que saiu do petismo e rumou ao Pros. Tanto que o ex-prefeito tem conversado com Edílson de Paula, secretário de Governo na gestão de Donisete. Edílson também foi secretário na última passagem de Oswaldo pelo Paço de Mauá, na ocasião, comandou a Pasta de Trabalho e Renda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;