Política Titulo Em audiência
Temer trata de ações com Consórcio

Encontro se deu com Orlando Morando em Brasília; haverá nova reunião no dia 28

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
11/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PR


O presidente da República, Michel Temer (MDB), escalou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), para atender as demandas apresentadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A primeira reunião do integrante do alto escalão com os seis chefes do Executivo acontecerá no dia 28, em Brasília.

O anúncio foi feito, ontem, no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e o secretário executivo da entidade, Tunico Vieira (MDB), para debater questões regionais.

Tunico sustentou que o encontro representou um avanço importante para o colegiado de prefeitos. “Foi uma conversa muito produtiva para a região e para o Consórcio. O Marun foi destacado diretamente pelo presidente Temer para cuidar das demandas do Consórcio e isso ficará centralizado com ele, dentro do ministério. É algo que facilita meu trabalho e na semana que vem vou começar a ter contato com os prefeitos para recolher os pedidos que serão apresentados”, analisou.

Durante o encontro, Temer enfatizou a importância do Consórcio para o Brasil, ao frisar que a instituição é considerada modelo para outras regiões do País.

Morando destacou, por sua vez, que essa interação vai auxiliar diretamente para novas parcerias com o governo federal. “Ficou claro que o Consórcio goza de pleno prestígio junto à União e ao Estado. Assim, precisamos continuar com a busca dos melhores programas para a região. Foi importante passo avançar nesta audiência para colocarmos as cidades nos programas federais”, pontuou.

A audiência contou ainda com a presença do presidente da ETC (Empresa de Transporte Coletivo) de São Bernardo, Ademir Silvestre, que viajou a Brasília também para outras agendas.

ACORDO

Na semana que vem, uma comitiva do Consórcio, formada pelos prefeitos Paulo Serra (PSDB), de Santo André, e Morando, além também de técnicos da entidade, começa visita à cidade italiana de Turim. As reuniões de trabalho fazem parte da segunda etapa do acordo com a União Europeia, por meio do IUC (Programa Internacional de Cooperação Urbana).

O governo federal já liberou R$ 32 milhões para o Consórcio para confecção dos projetos básico e funcionais. Também no campo da Mobilidade Urbana, recentemente, a União autorizou o repasse de R$ 5 milhões para o projeto executivo do CCO (Centro de Controle Operacional), que irá vistoriar o trânsito em quatro corredores regionais prioritários no Plano de Mobilidade.

Desde o ano passado, a entidade mantém escritório em Brasília, que, além da proximidade com o governo federal, assegurou a parceria com a União Europeia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;