Cultura & Lazer Titulo Agenda
São Paulo, a nova Terra do Nunca

Clássico da Broadway, musical do ‘Peter Pan’ chega aos palcos brasileiros com direção de José Possi

Caroline Manchini
Especial para o Diário
08/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Luiz Henrique Leão/Divulgação


 O menino que não quer crescer agora tem novo endereço: São Paulo. Todo o encanto da Terra do Nunca, habitada por fadas, crianças e piratas, chega hoje ao Brasil para temporada no Teatro Alfa até 15 de julho. Com direção de José Possi, Peter Pan, o Musical é inspirado na peça de J. M. Barrie, de 1904. A dupla protagonista é formada por Matheus Ribeiro (Peter) e Daniel Boaventura, que dá vida ao Capitão Gancho e ao Sr. Darling, além de participar da coprodução.

A montagem brasileira tem concepções de direção, coreografia, texto e repertório criados exclusivamente para o espetáculo. A produtora Renata Borges, que já trouxe ao País musicais como Cinderella, Sim, Eu Aceito e Como Eliminar Seu Chefe, ressalta que, apesar das novidades, a montagem conta com “efeitos especiais e voos da Broadway”, além de “todas as qualidades que um clássico precisa ter”.

Criar elementos e sair do óbvio foram os principais objetivos da equipe de criação, que pretende encantar a plateia com toda a ternura e magia da história, trazer ambiente lúdico e poético e, acima de tudo, fazer com que o público possa desfrutar de momentos felizes. “Acho que cada pessoa vai ser tocada de maneira diferente”, afirma Renata.

Desperta curiosidade o fato de Peter Pan ser interpretado por um homem e não por uma mulher, como nas montagens originais. Além disso, a fada Sininho passa a ser personagem de ‘carne e osso’ e não um facho de luz. A produtora explica: “Desde o início, queria trazer o diferente, porque só com o inusitado conseguiríamos atrair a atenção do público”.

Mateus Ribeiro destaca que na produção brasileira os personagens são mais humanizados. “Aqui eles têm características e defeitos, coisas que não são mostradas no original. Estou feliz por poder fazer parte disso, parece até um sonho. Foi um presente que agarrei com todas as minhas forças.”

A história atemporal de Peter Pan, apesar de poética, levanta questões que dialogam, todos os dias, com grande parte da sociedade. Trata de assuntos como solidão, necessidade da figura materna, proteção e carinho. “É uma historia bem contada, do começo ao fim. No meio de tantas aventuras ainda ‘discutimos’ todos esses valores”, conta o diretor José Possi.

TALENTO REGIONAL
O ator mirim Murillo Martins, 12 anos, é artista desde os 7. Nascido e criado em Santo André, faz parte do elenco de Peter Pan, interpretando Jhon Darling, um dos irmãos de Wendy. Para conseguir o papel entre centenas de crianças, ele se dedicou, exclusivamente às audições, durante quatro meses. “Estudei muito. Foram diversas aulas de dança, canto e interpretação. Fiz de tudo para conseguir o personagem, sempre em busca de melhorar minhas habilidades artísticas, e, no fim, consegui.”

Murillo está animado com a estreia. “Estou muito feliz e quero dar o meu melhor nesse musical, cantando, voando, dançando e interpretando da melhor maneira possível.” Apesar da pouca idade, o andreense já participou de outras grandes produções. Esteve em Carrossel, Castelo Rá-Tim-Bum e Natal Mágico. Ele trabalha também com publicidade, dublagem e locução.

Peter Pan – Musical. No Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, em São Paulo. Até 15 de julho, as quintas e sextas-feiras, às 20h30; aos sábados, às 16h e às 20h; e, aos domingos, às 17h. Os valores dos ingressos variam entre R$ 25 e R$ 190. (www.ingressorapido.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;