Internacional Titulo
Cheney: 'Iraque e Somália são fonte de preocupação para EUA'
Por Das Agências
12/12/2001 | 00:19
Compartilhar notícia


O vice-presidente americano, Dick Cheney, disse nesta terça-feira que a derrota do regime Talibã deve servir como uma advertência ao líder iraquiano, Saddam Hussein. "Se eu fosse Saddam, estaria pensando com bastante cuidado sobre o futuro e estaria vendo bem de perto o que está acontecendo com o regime talibã no Afeganistão", disse Cheney ao canal de notícias Fox.

A milícia afegã Aliança do Norte, com o apoio do poder aéreo dos EUA, derrubou o regime talibã do poder no país e provocou a fuga de Osama bin Laden e de seus seguidores da rede Al Qaeda, responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro, de acordo com o governo americano.

Cheney disse ainda que os EUA perseguirão a rede Al Qaeda em até 60 países, como parte de sua contínua ofensiva contra o terror. Apesar de não acusar nenhum país diretamente, o vice-presidente deixou escapar que Iraque e Somália podem significar uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.

"O Iraque é preocupante, pelo histórico de Saddam Hussein, que tentou agressivamente desenvolver arma de destruição maciça", frisou.

"A Somália é claramente um destes lugares onde não há um governo central que controle o Estado e onde existe a possibilidade de que uma organização possa operar com impunidade e não se sujeitar às leis locais e, por isso, representa uma ameaça aos seus vizinhos ou aos EUA", acrescentou.

Segundo Cheney, mais de 70 mil homens passaram pelos campos de treinamento da rede fundamentalista Al Qaeda no Afeganistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;