Setecidades Titulo Segurança
Prefeituráveis prometem ampliar bases da GCM

Candidatos ao Paço de S.Bernardo, Alex Manente e Orlando Morando destacam projetos de Segura

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
14/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Candidatos ao cargo de prefeito de São Bernardo, os deputados estadual Orlando Morando (PSDB) e federal Alex Manente (PPS) destacam investimentos na GCM (Guarda Civil Municipal) como forma de coibir a violência observada no município, em especial no bairro Planalto, onde foram registradas 89 ocorrências do tipo desde janeiro, conforme o Diário noticiou ontem.

Morando destacou que os futuros investimentos na área, previstos em seu plano de governo, vão impactar o bairro positivamente. “Vamos dobrar o efetivo da GCM, que hoje conta com cerca de 600 homens. São Bernardo já chegou a ter efetivo de 1.000 guardas municipais. Também vamos igualar o piso salarial da categoria com o da PM (Polícia Militar) e investir no armamento.”

Além disso, o prefeiturável também promete a entrega de dez bases comunitárias móveis no primeiro ano de governo, caso eleito. Outra medida prevista é a integração com a PM em relação às câmeras de monitoramento municipais, além da ampliação do sistema. Em relação à iluminação pública, Morando afirmou que se trata de obrigação do município. “Tem que estar na cidade inteira, até porque o cidadão paga por ela”, afirmou.

Já o candidato Alex Manente se comprometeu a instalar oito bases móveis da GCM na cidade, sendo que uma ficaria fixa na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, no Planalto. Ele destacou ainda a implantação de aplicativo que vai possibilitar que o cidadão tenha acesso mais rápido às denúncias, cuja implantação se daria três meses após a posse. “Instalaremos sistema de rastreamento nas viaturas da GCM para que a central detecte a viatura mais próxima. A pessoa poderá acionar a central de monitoramento, integrada entre PM e Polícia Civil através do serviço. O papel da população é fundamental. Nós vamos cadastrar os moradores para que não haja trote”, disse.

Além disso, o deputado federal também se comprometeu a monitorar 100% das vias e a instalar iluminação LED na cidade por meio de PPP (Parceria Público-Privada). A equiparação de salário entre GCM e PM também foi citada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;