Setecidades Titulo Bairro Jardim
Má conservação de árvores deixa moradores sob alerta
Natália Scarabotto
Especial para o Diário
27/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC:


A falta de manutenção das árvores da Travessa Santo Amaro, no bairro Jardim, em Santo André, tem gerado transtornos aos moradores da via. A queda de galhos em cima de casas e carros, além de entupimento de calha por conta das folhas, é constante.

O problema acontece principalmente em frente à casa da aposentada Tereza Saleme, 85 anos. O tronco da vegetação está podre e a folhagem ultrapassa a altura da casa. Quando chove ou venta forte, os galhos e folhas caem e danificam o telhado e a calha. “Não aguento mais isso. Essa árvore está correndo risco de cair em cima da minha casa e, se isso acontecer, como ficamos minha família e eu? Já tive de contratar quatro pedreiros para consertar o telhado. A parede também fica toda mofada porque entope a calha”, reclama.

De acordo com Tereza, protocolo foi aberto há três meses pedindo a poda da árvore mas, até agora, nada foi resolvido. “Estou com medo da próxima chuva que, se vier forte, derruba essa árvore em cima da minha casa e não vou ter o que fazer”, diz.

Outro morador, que preferiu não se identificar, conta que há alguns anos também solicitou a remoção de palmeira que existia dentro de sua casa e nada foi feito. “Um dia deu uma ventania e metade da árvore caiu na casa do vizinho. Tivemos de pagar R$ 800 para removerem a parte que caiu, sem contar o susto que levamos.”

Em outra parte da rua, uma árvore foi removida neste mês, resultado das solicitações da população local. “(A vegetação) Estava toda podre, fazia barulho como se estivesse rangendo e tinha muito cupim. Tanto que, aqui em casa, vários móveis de madeira, estão comprometidos. Tiraram a árvore, mas vou ter de pagar para resolver o problema”, reclama outra munícipe que preferiu não se identificar.

Os moradores também ressaltaram que não são contra as árvores, mas que é preciso haver manutenção dos vegetais para não gerar problemas.

Em nota, a Prefeitura afirmou que consta no sistema o chamado da moradora, referente a poda de árvore. Os técnicos do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes) estiveram no local, em julho, e constataram que não existe risco de queda, apenas a questão da poda de galhos secos. O serviço será executado na próxima semana, conforme programação já estabelecida pelos técnicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;