Cultura & Lazer Titulo
Poesia do Racionais em discussão
Do Diário do Grande ABC
12/02/2005 | 15:43
Compartilhar notícia


O Observatório do Poema, evento com entrada franca promovido mensalmente pela Livraria Alpharrabio, em Santo André, chegou à 9ª edição neste sábado, às 10h. É um grupo permanente, mas aberto a novas adesões, que tem por costume ler e debater poesia contemporânea tradicional, letra preta sobre papel branco.

Desta vez, no entanto, os olhares estarão voltados a um tema diferente. O assunto é rap, um dos elementos da cultura hip hop. Tratar desse gênero musical não foge muito à regra da atração, tendo em vista que rap é a sigla de rhythm and poetry (ritmo e poesia). É a primeira vez que o programa discute essa temática.

O foco do debate está em duas letras do Racionais MCs, Jesus Chorou e Vida Loka (Parte 2), músicas do mais recente disco do furioso grupo, batizado Nada Como um Dia Após o Outro Dia. Audição das músicas e exibição de vídeos delas também estão no programa.

Como as letras são "quilométricas", vai então uma palhinha de cada uma, respectivamente: "Dinheiro é bom/ quero sim se essa é a pergunta/ mas dona Ana fez de mim um homem e não uma p.!"; "Pobre é o diabo/ eu odeio a ostentação/ pode rir/ ri/ mas não desacredita não/ é só questão de tempo/ o fim do sofrimento".

As letras do Racionais têm forte carga política e são marcadas pela busca da

conscientização do povo. Falam de parcelas discriminadas da sociedade. Pobres

e negros, por exemplo. Enfim, prato cheio para a discussão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;