Internacional Titulo
Croatas se despedem do presidente Franjo Tudjman
Do Diário do Grande ABC
12/12/1999 | 16:30
Compartilhar notícia


Milhares de croatas compareceram este domingo ao palácio presidencial para se despedir do presidente Franjo Tudjman, morto nesta sexta-feira à noite, aos 77 anos, vítima de uma doença intestinal.

Após a divulgaçao da notícia da morte do homem que conduziu, em 1991, o país à emancipaçao da Iugoslávia, na manha deste sábado, milhares de pessoas foram para as ruas para acompanhar o cortejo fúnebre que levava o caixao de Tudjman ao palácio presidencial, onde será velado até amanha. O enterro está marcado para as 14h desta segunda-feira (11h em Brasília).

Outras milhares de pessoas faziam este domingo uma fila de quase dois quilômetros por uma ladeira em frente ao palácio presidencial, em uma clara demonstraçao de devoçao e afeto ao ex-presidente. Dentro do palácio, os croatas observavam o caixao cercado por guardas de honra e de uma bandeira croata formada por rosas.

A comoçao popular também pôde ser vista nas velas acesas nas janelas de centenas de casas. Na noite deste sábado, foi realizada uma vigília com velas em frente à igreja de Sao Marcos, onde Tudjman fora declarado presidente em 1992 e novamente em 1997.

Enquanto a televisao apresentava material de arquivo sobre a vida de Tudjman e as emissoras de rádio tocavam música solene, as bandeiras tremulavam a meio pau e toda a programaçao cultural, esportiva e de lazer foi suspensa durante o período de luto oficial de três dias.

Alguns líderes estrangeiros estarao presentes ao sepultamento, nesta segunda. Estao confirmadas as presenças do presidente Milan Kucan, da vizinha Eslovênia; do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e do presidente turco, Suleyman Demirel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;