Internacional Titulo
Iraquianos protestam por direitos humanos em Bagdá
Por Da AFP
12/12/2003 | 09:55
Compartilhar notícia


Cerca de 100 iraquianos, a maioria parentes de prisioneiros, se manifestaram nesta sexta-feira pelo respeito dos direitos humanos dos presos. Segundo os organizadores da manifestação, há cerca de 18 mil prisioneiros no Iraque, "cujos direitos são ignorados".

"Dispor de um advogado é o direito mais simples" e "os prisioneiros têm o direito de receber cartas", clamavam os manifestantes, agitando bandeirolas.

As autoridades americanas no Iraque reconhecem que há mais de cinco mil prisioneiros. O número de detidos cresceu sensivelmente em razão das operações e batidas no país para neutralizar os ataques dos opositores à coalizão.

Uma mulher, Amal Salim Madi, de 65 anos, que teve três filhos detidos em outubro passado, participou da manifestação com os filhos menores. Explicou que os americanos levaram seus filhos afirmando que pretendiam interrogá-los durante uma hora, mas nunca mais voltaram.

Sua irmã, Laman Salim Madi, contou que também teve seus dois filhos aprisionados, em agosto, e não conseguiu mais notícias deles.

Ouzma Bachir, uma das organizadoras do protesto, disse que as práticas americanas são "a característica da brutalidade". Ela faz parte dos pacifistas do "observatório da ocupação", que agrupa organizações antiguerra do mundo inteiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;