Política Titulo São Bernardo
PMDB determina que diretório de São Bernardo concorra ao Paço

Executiva estadual cita Tunico brigando pelo cargo de prefeito em 2016

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A executiva estadual do PMDB obrigou o lançamento de candidatura própria do partido em São Bernardo, projeto que seria encabeçado pelo ex-vereador Tunico Vieira. A decisão foi tomada na sexta-feira, em reunião na Capital.

Tunico atualmente é secretário de Relações Internacionais do governo de Luiz Marinho (PT) e ingressar na corrida eleitoral em 2016 significa rompimento com a gestão vigente. Marinho deve anunciar em breve o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, como representante da administração e do PT nas urnas.

“Foi uma determinação bastante clara do nosso presidente Baleia (Rossi, deputado federal e presidente estadual do PMDB). O PMDB tem de lançar candidatura em São Bernardo e temos quadro para isso. O Tunico é o principal deles, mas há também o vereador Gilberto França”, afirmou o secretário de Governo de São Caetano e presidente do PMDB de Santo André, Nilson Bonome, que acompanhou a reunião da executiva estadual.

A última vez que o PMDB local apostou em projeto próprio foi em 1988, com o ex-prefeito Tito Costa. Naquela eleição, Tito ficou na terceira colocação, atrás de Mauricio Soares (PT) e Walter Demarchi (PTB). O último prefeito peemedebista do município foi Aron Galante, cuja gestão foi de 1983 a 1988.

Nos últimos pleitos, restou ao PMDB papel de coadjuvante. Em 2012, Tunico chegou a ser anunciado como vice na chapa de Marinho em busca da reeleição ao ser indicado pelos partidos aliados ao posto. Marinho, porém, insistiu que o cantor Frank Aguiar continuasse na vaga, repetindo a dobrada de 2008. Tunico foi convencido ao ter como contrapartida a Secretaria de Relações Internacionais.

Em 2008, o PMDB estava no arco de aliados do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), então candidato ao Paço representando o governo de William Dib (PSDB). Quatro anos antes, o próprio Tunico foi colocado como vice da chapa petista encabeçada pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Tunico não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;