Setecidades Titulo
Ruínas do Espaço Matarazzo serão demolidas
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
18/10/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


Começa hoje a demolição das ruínas do Espaço Matarazzo onde funcionava as Indústrias Reunidas Matarazzo, entre 1932 e 1987, localizada no bairro Fundação, em São Caetano. A administração vem anunciando, desde 2007, que pretende construir um parque em área que corresponde a 18 mil m².

A autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para demolição dos escombros foi dada somente em abril, o que atrasou a execução dos planos da Prefeitura. Seis meses depois, a administração concluiu a licitação para a escolha da empresa especializada executará o serviço.

O espaço foi apontado pela agência ambiental como área contaminada por fazer parte do complexo fabril de 200 mil m² que produziu BHC (inseticida tóxico proibido no País desde 1985). Estudos realizados pela Cetesb, entre 1995 e 1997, apontaram a existência de altos índices de mercúrio e BHC no solo.

No entanto, laudos recentes realizados a pedido da Prefeitura atestam que o local escolhido para abrigar o parque não apresenta contaminação no solo e que está distante pelo menos 600 metros da mancha contaminada.

Em 2004, a área foi comprada pela Prefeitura em um processo amigável de desapropriação, em troca do perdão de dívida de tributos do grupo. Naquele mesmo ano foi iniciada a construção do Viaduto Prefeito Luiz Olinto Tortorello, que passa sobre a área. A Polícia Civil e o Ministério Público pediram o embargamento da obra, pela ausência de licença ambiental para realizar as alterações.

Para conclusão da obra, foi firmado TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde a Prefeitura se comprometeu a cercar o local com muro para impedir o acesso da população, o que foi cumprido. No segundo semestre de 2005, o acesso entre Avenida Guido Aliberti e a dos Estados foi inaugurado.

Há três anos, a Prefeitura entregou laudo para a Cetesb atestando que a área de 18 mil m² não estava contaminada. Em janeiro, novo relatório foi entregue pela administração municipal, onde foram analisados escombros e paredes das edificações presentes no lugar. Após análise do documento, o órgão ambiental autorizou a demolição dos escombros.

Festa italiana - Até 2004, a tradicional Festa Italiana era realizada no Espaço Matarazzo. Por recomendação da Cetesb, em 2005, foi retirada do local e transferida para o entorno da fábrica, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo e ruas 28 de Julho e Mariano Pamplona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;