Setecidades Titulo
Famílias aproveitam férias nos clubes
Daniele Torres
Especial para o Diário
31/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Viajar nas férias é tradição para muitas famílias, porém há aqueles que permanecem na cidade durante o período de descanso. Boa opção para se entreter e descansar são os clubes, que agregam inúmeras atividades propícias para o verão. Piscinas, quadras esportivas, festas, e campeonatos são algumas atividades oferecidas pelos complexos no Grande ABC.

Manter o ambiente confortável e seguro para que as famílias aproveitem todos os benefícios é prioridade para o presidente do clube ADC Mercedes-Benz, Cesar Henrique dos Santos. "O cuidado em oferecer aos associados e seus familiares segurança, qualidade no atendimento e infra-estrutura de primeira é o mais importante" afirma.

Piscinas lotadas e a grande movimentação são os motivos que atraem novos sócios no verão. Outro fator decisivo para os novos associados é a localização do clube.

A propagandista Luciane de Oliveira frequenta o clube Aramaçan desde os 10 anos com sua família e diz que conheceu 80% dos seus amigos no local. "Tenho muitas histórias aqui; quanto era adolescente eu saía do colégio com meus amigos e vínhamos todos para cá. Não sei mais ficar sem o clube, faz parte da minha vida", afirma.

Manter o funcionamento adequado não é apenas o que fortalece a movimentação do público durante o verão; é preciso investir em projetos específicos para a estação do ano mais esperada pelos brasileiros. Exemplo disso são as atividades criadas para atrair os sócios durante o verão. Aulas de dança, Tai Chi Chuan e sessões de cinema estão entre as opções desenvolvidas especialmente para a temporada de verão pelo Clube Atlético Aramaçan.

Os torneios de futebol de salão e de campo agitam as quadras e os familiares que torcem pelos jogadores. "O grande diferencial é a participação do público, consequência da nossa diversidade de atividades e esportes", enfatiza o presidente do clube, Alcides Melilo Galante.

Melhor idade - As atividades para a terceira idade também não ficam de fora, afinal, segundo pesquisas recentes da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), os idosos devem se exercitar sempre e, independentemente do tipo de atividade, o fundamental é manter a mente e corpo ativos. Conhecidos como o Grupo da Melhor Idade, os frequentadores do Clube Mesc, em São Bernardo, têm aulas de culinária, coral e hidroginástica. Outro atrativo são as viagens em grupo. "Com toda a certeza é importante ter esse tipo de atividade para a melhor idade", comenta Roberto Garcia Fuente, presidente do Clube Mesc.

Espaço criança - As crianças são o grupo que tem mais atenção nos clubes e o espaço destinado para elas deve ser bem estruturado.

O presidente do Clube ADC Merdeces-Benz afirma que os pequenos são os futuros sócios do clube. "As crianças são nossa prioridade. Investimos em espaços apropriados e em equipes de primeira para atendê-las", destaca Santos.

A importância infantil é tanta, que o ADC Mercedes criou o projeto Nave (Núcleo de Aprendizagem e Vivência Esportiva), para que haja inclusão esportiva desde cedo. A diversão é o único objetivo destas crianças e a maior expectativa vem dos pais. Eles esperam que seus filhos estejam seguros e felizes nas dependências do clube.

O projeto P.A.I.E (Programa Aramaçan de Incentivo ao Esporte) implementado pelo Clube Atlético Aramaçan, tem agenda cheia de novidades para crianças de todas as idades. São aulas de atletismo e atividades recreativas. O diretor comercial, Rogério Sortino, frequenta o clube Aramaçan há mais de cinco anos com as filhas gêmeas Maria Clara e Lívia e amigos. "Sempre frequento o clube com elas e o espaço infantil melhorou com algumas reformas, estou contente", comenta Rogério, que diz que além da estrutura para as crianças, ele utiliza o espaço para fazer festas entre amigos nos quiosques do clube.

Família reunida - Uma mãe, uma filha adolescente e duas pequenas. Muitas vezes, pela diferença de idades, a família discorda quando o assunto é lazer. Os interesses são diferentes e o convívio social também. Então, para elas, o clube Aramaçan é a melhor opção. "Frequentamos o local há quatro anos; nas férias estamos de segunda a segunda aqui", afirma a mãe Marcia Maria da Conceição Palma.

Ela também destaca a importância de se ter diversas opções de atividades para todas elas, desde as filhas pequenas até a jovem de 16 anos, Raissa Gabriela. A adolescente vai com a família para o clube, mas aproveita o tempo para ficar na piscina e ir à academia com as amigas. "A maioria das minhas colegas vem aqui aos finais de semana; virou um ponto de encontro e vir para o clube é sagrado", afirma Raissa.

Clube no inverno? - Para muitos é surpresa frequentar os clubes no inverno, mas os complexos também criam programação especial para a estação.

Os torneios de futebol, campeonatos de vôlei, de tênis, e festas agitam todos os fins de semana dos clubes da região. O Clube Mesc de São Bernardo tem festas juninas em junho e o evento é o mais frequentado pelos sócios. De acordo com o presidente, os quatro fins de semana do mês chegam a receber até 5.000 pessoas na festa típica. No segundo semestre também ocorrem as festas temáticas mais frequentadas; a festa flash back para as crianças e a festa Havaiana para as famílias.

Espaço público - Clubes municipais são as opções para famílias que não têm recursos para se filiar à uma entidade particular. As prefeituras mantêm as instalações e equipes de administração gerenciam os locais.

Atualmente, a cidade de São Caetano tem 16 clubes municipalizados. O secretário de Esporte e Turismo, Mauro Roberto Chekin, explica que "por mais de 30 anos diversas diretorias foram instaladas e recebiam ajuda anual da Prefeitura para administração dos locais".

O secretário destaca que em novembro, após intervenção do TCE (Tribunal de Contas do Estado) a Prefeitura voltou a administrar os espaços esportivos. "Sem dúvida, o gerenciamento ficará mais fácil e haverá melhora no aspecto desportivo de unir esporte, cultura, educação e lazer em um só lugar", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;