Economia Titulo Petrobras
Estatal vai priorizar investimentos garantidos
19/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A Petrobras vai adiar projetos de desenvolvimento em campos com óleo pesado - de menor valor comercial - e priorizar apenas os que tenham retorno financeiro mais rápido por conterem óleo leve e gás natural. A estratégia, que será adotada no plano de investimentos da empresa para os próximos cinco anos, a ser divulgado em dezembro, foi antecipada pelo gerente geral de Novos Negócios da área de Exploração e Produção da estatal, José Jorge de Moraes Júnior, em entrevista após participar do 12 º Congresso Brasileiro de Energia.

A fase de desenvolvimento é intermediária entre as pesquisas exploratórias e a produção efetiva de um campo de petróleo. Segundo Moraes Júnior, a crise econômica mundial, que trouxe maior dificuldade de obtenção de crédito, além da queda na cotação do barril de petróleo, na casa dos US$ 60 nas últimas semanas, são as principais causas dessa revisão de planos. "São ajustes que precisavam ser feitos, que se mostraram necessários nos últimos tempos e vão aparecer no plano estratégico que a companhia vai divulgar em dezembro".

A idéia, afirmou, é postergar todos os projetos para antecipação da produção em campos de óleo pesado e também os que tinham como objetivo aumentar a produção de campos maduros (em fase de declínio de produção).

Apesar disso, a estatal confirmou que deverá participar da 10ª Rodada de Licitações, que a Agência Nacional do Petróleo promove entre 17 e 18 de dezembro e terá oferta apenas de áreas exploratórias terrestres. "Temos interesse nas bacias do Recôncavo, Potiguar e Sergipe-Alagoas, onde já possuímos estrutura instalada", disse Moraes Júnior.

Ainda segundo ele, as áreas do pré-sal e os reservatórios em que a Petrobras já tem estrutura, com bons indícios de óleo leve (de maior retorno econômico), serão priorizados no curto prazo para garantir a manutenção da curva de produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;