Nacional Titulo Uma hora a menos
Horário de verão começa em três regiões do Brasil

O novo horário, com uma hora a menos, vai até o dia 15 de fevereiro de 2009 e visa a economizar energia

Por
19/10/2008 | 01:10
Compartilhar notícia


Começou à meia-noite deste domingo o horário brasileiro de verão. Todos os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O novo horário vai até o dia 15 de fevereiro de 2009 e visa a economizar energia. A estimativa é que no horário de pico haja economia de 4% a 5%, segundo a análise do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), órgão responsável pelo sistema elétrico no País

No Sudeste e Centro-Oeste, a diminuição do consumo deve chegar a 1.790 megawatts, o equivalente à demanda de uma cidade de 5 milhões de habitantes. Em todo o País devem ser economizados 2 mil MW, valor semelhante ao da redução registrada em 2007 e que resultou em economia de R$ 10 milhões.

A redução ocorre principalmente porque, durante a vigência do horário de verão, a iluminação pública começa a ser utilizada mais tarde. Há também a diminuição da necessidade de geração térmica, redução do carregamento de linhas de transmissão e maior tempo para serviços de manutenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;