Cultura & Lazer Titulo
Palco é delas
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
03/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Todos os espacinhos do calendário cultural ganham nomes femininos durante este mês, já que no próximo sábado é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Sem entrar no mérito da batida discussão sobre o machismo da efeméride, é tempo de conferir programação da boa, feita por e para elas, como nas duas unidades do Sesc do Grande ABC.

A unidade Santo André fortalece a homenagem relacionando-a a outra comemoração do período, o Dia do Teatro (em 27 de março). “Pensamos numa programação que discutisse as duas coisas com igual peso”, diz o coordenador de programação, Adolfo Mazzarini Filho.

No total, seis espetáculos serão apresentados na unidade, incluindo uma estréia. Além do teatro oficial, uma sala de múltiplo uso será utilizada para espetáculos mais intimistas.

A atriz Esther Góes estréia em Santo André o monólogo Determinadas Pessoas – Weigel, baseado na vida da atriz alemã Helene Weigel, militante política e co-fundadora do Berliner Ensemble ao lado do marido Bertolt Brecht. “Ela foi a própria mãe coragem”, diz Mazzarini, referindo-se ao título da importante peça do autor alemão. O monólogo foi escrito por Esther em parceria com o filho Ariel Borghi, também diretor do espetáculo. As apresentações serão nos dias 29 e 30.

Também um monólogo, Antonio – Da Tua Tão Necessária Poesia, traz Clarisse Abujamra homenageando todos os homens com esse nome que marcaram sua vida. Entre eles, o tio, Abujamra, o ex-marido, Fagundes, com quem teve um filho homônimo, e o bailarino espanhol de sobrenome Gades. A atriz é acompanhada pelo irmão, o pianista Ivan Abujamra. A encenação será realizada no dia 27, pela abertura da programação da terceira idade.

O projeto Solos Férteis, realizado por atrizes e diretoras campineiras, prioriza a temática feminina. Em Santo André, o grupo encena dois solo dramáticos (A-ma-la e Eu Quero Ver a Rainha) e dois clown (Tantas Outras Quantas e Simplesmente Gardênia). Um espetáculo será apresentado a cada terça-feira.

Outras artes - Está aberta à visitação gratuita a exposição Palco Paulistano – Quatro Décadas de Teatro Sob o Olhar de Vânia Toledo. A fotógrafa veterana reuniu um acervo considerável sobre as atividades teatrais na cidade da década de 1960 a 1990.

Na sexta-feira, dia 14, a cantora carioca Juliana Amaral lança seu mais recente CD Juliana Samba no teatro. Vem acompanhada de banda bem-equipada: violão sete cordas, cavaquinho e clarineta.

Maria Alcina também tem data para performance no Sesc, no dia 26. Mas a cantora não vai demonstrar suas capacidade vocal e irreverência. Ela vem sim fazer leitura da obra do poeta barroco Gregório de Matos, no projeto que ganhou o nome O Vício e a Virtude.

A Camerata Fukuda, fundada pela violinista Elisa Fukuda e pelo maestro titular Celso Antunes, se apresentará no dia 11.

Programação Especial Mês da Mulher. No Sesc Santo André – rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.Tel.: 4469-1200. Até 30 de março.

No Sesc Santo André
Teatro

A-ma-la Dir.: Naomi Silman. Com Adelvane Néia. Nesta terça-feira, às 20h.

Eu Quero Ver a Rainha Dir.: Fabiana Fonseca. Dia 11, às 20h.

Tantas Outras Quantas Dir.: Tiche Vianna. Com Márcia Baltazar. Dia 18, às 20h.

Simplesmente Gardênia Dir.: Adelvane Néia. Com Silvia Balielo. Dia 25, às 20h.

Antonio – Da Tua Tão Necessária Poesia. Dir.: Clarisse Abujamra. Com Clarisse Abujamra e Ivan Abujamra. Dia 27, às 16h,

Determinadas Pessoas – Weigel. Dir.: Ariel Borghi. Com Esther Góes. Dias 29, às 20h, e 30, às 19h.

Ingressos de R$ 3 a R$ 16.

Música
Camerata Fukuda Dia 9, às 11h; e Juliana Amaral Dia 14, às 21h.

Outros
Palco Paulistano – Fotos Vânia Toledo. Exposição. Ter. a 6ª, das 11h às 21h30. Sáb. e dom., das 9h às 17h30. Até dia 30. Grátis.

O Vício e a Virtude – Maria Alcina Interpreta Gregório de Matos. Dia 26, às 15h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;